Chuvas fazem chegar as primeiras águas ao Rio Pajeú
Açude de Boqueirão na PB recebe quase também recebeu grande volume de água.
Em algumas áreas rurais surgem os primeiros sinais do Rio Pajeú tomando água. Quixaba dos Liberais é o 1º exemplo. O Riacho do Olho D’água no município de Carnaíba nesta segunda-feira (03.02), já botou a 1ª cheia.
Afogados da Ingazeira registrou nesta segunda-feira 26mm. No Povoado de Serra Branca caiu a maior chuva dos últimos anos.
Números das chuvas informados por ouvintes ao comunicador Anchieta Santos, durante o programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú FM nesta terça: Encruzilhada de Afogado s foram 42mm, Capim Grosso 14mm, Matinha 15mm, Riacho do Peixe 4mm, Dois Riachos 16mm.
Paraíba – O açude Epitácio Pessoa localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, recebeu 16,99 milhões de m³ de água em aproximadamente 24 horas. Os dados foram monitorados entre o domingo (02.02) e a segunda-feira (03.02) e estão disponíveis no site da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
O volume do reservatório passou de 84,45 milhões de m³ de água para 101, 44 milhões de m³, alcançando o volume maior que 100 milhões m³.
O manancial está com aproximadamente 21,74% da sua capacidade total. Conforme a agência, as águas que entraram no açude têm origem das chuvas que caíram em municípios do Cariri do estado desde a sexta-feira (31.01).
Deve continuar chovendo na região. O manancial havia recebido uma grande recarga de água pela última vez no começo de janeiro de deste ano.