Chuvas no Pajeú – Mananciais começam a se recuperar, volume de Brotas já chega aos 50%
Hoje nos estúdios da Pajeú o secretário de obras e infraestrutura de Afogados da Ingazeira Silvano Brito e o chefe de distribuição da Compesa Washington Jordão. Em pauta a situação dos reservatórios d’água da região e as demandas da infraestrutura da cidade.
Logo no início do Debate Washington deu a informação de que Brotas já está com praticamente 50% de sua capacidade, o que quer dizer que se as chuvas continuarem a cair, logo, logo a barragem deve verter. Veja o que disse Washington sobre as condições dos reservatórios da região:
“A gente estava com a perspectiva de números com inverno abaixo da média, mas graças a Deus já teve a recuperação de alguns mananciais de forma até significativa, outros ainda não, mas estamos na perspectiva de que até o final deste mês tenhamos recuperação em alguns reservatórios que ainda estão muito abaixo da média. Brotas é um dos reservatórios de nossa região que teve uma recuperação bastante significativa, estamos hoje com quase 50% da sua capacidade, a barragem do Rosário também teve uma captação de água significativa e é um dos grandes reservatórios que temos aqui, mas tivemos alguns que estavam praticamente com zero por cento que é o caso de Borborema que já está vertendo e teve 100% da sua capacidade recuperada, em outras cidades que estavam em colapso total que era a situação de Brejinho e Santa Terezinha já foi recuperada uma parte do volume d’água do reservatório o que já vai dar pra gente tirar do abastecimento através de carro-pipa e voltar com o abastecimento normal via rede de distribuição. Então no geral estamos com uma perspectiva de melhorar ainda mais até o fim deste mês”.
O secretário Silvano Brito disse que com as chuvas há um aumento significativo das reclamações. “A chuva traz muita alegria, mas por outro lado sempre que chove a gente tem muitos transtornos, aumenta o número de estouramentos de esgotos, acontecem muitas erosões, principalmente nos locais que não são calçados e as demandas demoram um pouco a serem resolvidas, pois o número de máquinas que temos a nossa disposição não é suficiente para atender todas elas”, informou Silvano.
Em relação ao aumento de reclamações na rede de água do município, Washington explicou que é devido a grande pressão na rede já que fazem vinte dias que a Adutora não apresenta nenhum problema e também por conta das chuvas, pois nos lugares que não são calçados a água escorre e descobre os canos, quando passa qualquer carro causa o rompimento dos mesmos.
Washington e Silvano responderam a várias demandas da população e saíram do Debate prometendo dar soluções à maioria delas.
Ouça abaixo a íntegra do Debate: