Cimpajeú reune prefeitos em Afogados da Ingazeira. Parte do encontro foi fechado à Imprensa.
Na manhã desta quarta (05) em Afogados da Ingazeira no Hotel Brotas, o Cimpajeú reuniu os prefeitos da região para prestação de contas da gestão 2012/2013, e para fazer também uma previsão das despesas para 2014.
Estavam presentes os prefeitos Romério Guimarães (São José do Egito), Francisco Dessoles (Iguaracy), José Patriota (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Dêva Pessoa (Tuparetama), Zé Pretinho (Quixaba), José Vanderlei (Brejinho), Cida Oliveira (Solidão) e Luciano Duque (Serra Talhada). Flores enviou Chico dos Correios, representando a prefeita Soraya Morioka.
Faltosos : Sebastião Dias não foi mas já havia alegado agenda com o DER para faltar. Já Delson Lustosa (Santa Terezinha), Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde) e Joelson (Calumbi) não surpreenderam e mais uma vez não apareceram no debate, com o mesmo descompromisso de antes.
O presidente do Cimpajeú e prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, falou ao blog do Nill Júnior e fez uma breve avaliação desse primeiro encontro em 2014. “A reunião foi positiva, nós estávamos a algum tempo afastados, no meu caso por motivos de doença. A gente conseguiu tomar algumas decisões sobre as políticas públicas trabalhadas pelo consórcio como na saúde, a questão dos resíduos sólidos e iluminação pública.”
Duque ainda adiantou que dia 19 está marcada a entrega feita pelo ITEP do plano de gestão integrada de resíduos sólidos. E que até 14 de agosto deste ano tem que ser entregue o projeto que vai implantar o Sistema de Gerenciamento Intermunicipal de Resíduos Sólidos, e que já está cadastrado na Funasa.
O prefeito Romério Guimarães falou sobre a reunião, e disse que foi positiva. “Até mesmo por saber sobre a data de entrega do projeto de implantação do Sistema de Gerenciamento Intermunicipal de Resíduos Sólidos”. Ele ainda falou que é um prazo curto para que se possa construir usinas, aterros sanitários, mas que pelo menos esse mês o projeto fique pronto para que se possa tomar as medidas seguintes.
José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira também falou ao blog do Nill Júnior, e disse que foi uma reunião objetiva. “É sempre bom esse tipo de encontro para se passar algumas informações. Na próxima reunião que será em Iguaracy teremos outro debate interno em que serão discutidos outros assuntos administrativos”.
Após a reunião os prefeitos e representantes se confraternizaram em um almoço servido no Hotel Brotas.
Fechados para lavar roupa suja : a maior parte do encontro dos prefeitos foi fechado à imprensa. E deu para perceber que foi quente. Mesmo de fora, dava pra ouvir falas mais acalouradas de um ou outro gestor. A ideia passada foi de uma grande lavagem de roupa suja.
Antes do encontro, houve em alguns momentos na imprensa críticas de um ou outro gestor a condução do Consórcio e também da coordenação do Cimpajeú aos críticos. O Prefeito Luciano Duque chegou a dizer que se os prefeitos não estivessem satisfeitos, ele sairia sem problemas. O debate apimentou mais depois que socialistas e petistas começaram a incorporar os discursos alimentados pelo recente racha entre Eduardo Campos e o PT.