Cinco dias de chuva em Afogados da Ingazeira – Veja este e outros destaques do Rádio Vivo desta quinta (26)

Cinco dias de chuva em Afogados da Ingazeira

A noite da 4ª feira foi marcada pela 5ª chuva seguida de sábado até agora. Chuva também foi registrada na cidade de Ingazeira e em comunidades rurais de Serra Branca e Ibitiranga de Carnaíba, onde o riacho encheu, e ainda em Caiçara e Coqueiro Alto de Quixaba.

Na Barra de Solidão o riacho também encheu deixando moradores ilhados. Em Portázio de Afogados, as chuvas já somam 91mm em 05 noites de chuva.

[divider]

Quadro de Edierck José chama a atenção do cantor Gilberto Gil

edierck-jose

Quem contou a história ao comunicador Anchieta Santos foi o bom camarada, agora pedindo para ser chamado de cantor de “latada e pé de Serra” Josildo Sá. Ele presenteou recentemente, o cantor e compositor João Donato com um belo quadro pintado pelo nosso multi artista Edierck José.

O famoso compositor colocou o quadro numa parede próxima onde fica o seu piano. Um dia desses, o cantor, compositor, ex-ministro Gilberto Gil, visitou João Donato, viu o quadro e se apaixonou pela obra de Edierck. Agora Joao Donato já botou na conta de Josildo para conseguir um quadro de Edierck para o famoso artista baiano.

[divider]

Prefeito de Quixaba não quer saber de eleição agora

Ao contrário da oposição que parece já ter encontrado o seu candidato, o prefeito de Quixaba Zé Pretinho, não parece interessado em tratar do tema com dois anos de antecedência.

Mesmo com alguns aliados dando demonstração de impaciência, sonhando com a escolha, o Prefeito declarou esta semana no Recife durante o 2º Congresso Pernambucano de Municípios, que “só trata de sucessão em 2016”.

[divider]

Zeca denuncia: Por falta de pagamento, projetos de irrigação tiveram a luz cortada

zeca cavalcanti

O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) deu ciência nesta quarta-feira (25) aos membros da comissão externa que acompanha as ações do Governo Federal para o combate à seca no semiárido nordestino, da qual é presidente, do corte de energia, por falta de pagamento, dos projetos de irrigação Apolônio Sales, Brígida e Rodelas – no Sertão de Itaparica e no vale do rio São Francisco.

Segundo ele, o fornecimento de energia foi interrompido pela Celpe porque a Codevasf não pagou a conta de energia.Ela ficou com essa obrigação após termo de cooperação assinado com a Chesf, mas interrompeu os pagamentos desde novembro de 2014.

A falta de energia prejudica a irrigação de 18 mil hectares, que geram um PIB agrícola de R$ 200 milhões para as duas regiões. O deputado declarou que irá à Codevasf nesta quinta-feira pedir que o problema seja imediatamente solucionado a fim de não prejudicar os produtores agrícolas da região.

[divider]

Iluminação Pública: Tremendo abacaxi para os prefeitos

Os prefeitos estão apreensivos porque o prazo para assumirem os ativos de iluminação pública, que atualmente estão sob gestão das distribuidoras de energia, expirou no dia 31 de dezembro. A concessão de um prazo de adaptação foi atendida pelo Governo, porque muitos municípios enfrentam dificuldades na transferência do serviço.

[divider]

Em nome da paz Serra Talhada vai as ruas hoje

Serra-Talhada

Temendo o agravamento da violência, a população de Serra Talhada sai às ruas, hoje, numa passeata pela paz, iniciativa da Igreja e de outras instituições representativas da sociedade civil. O prefeito Luciano Duque se engajou ao movimento e diz que levará toda a sua equipe. “Vamos erguer a bandeira da paz”, pede.

[divider]

Tuparetama  – único município do Sertão vencedor do Concurso de Práticas da AMUPE

IMG-20150325-WA0006

A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) premiou na manhã desta quarta-feira (25), os três projetos vencedores do Concurso de Práticas Inovadoras de Gestão, promovido durante o 2º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado de 23 a 25 deste mês de março, no Centro de Convenções, em Olinda. O objetivo do concurso é Dar visibilidade às práticas inovadoras, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública.

No total, doze práticas de gestão foram selecionadas para participar do concurso, sendo três premiadas esta manhã. Entre os municípios vencedores, destaque para Tuparetama, único município do Sertão vencedor da disputa, com o projeto do Centro de Inclusão Produtiva de Tuparetama (CIPT). Os outros ganhadores são Jaboatão dos Guararapes (1º) e Olinda (2º).A apresentação do projeto aconteceu na tarde da terça (24), no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções.

Tuparetama apostou na linguagem de versos e cordel para a apresentação, e obteve o maior número de votos do público participante do congresso. Os outros dois vencedores foram escolhidos por uma comissão avaliadora. A apresentação durou cerca de sete minutos e ficou por conta do Secretário de Desenvolvimento Rural do município, Gilmar Aguiar, e do declamador mirim, Samuel Aragão, de 11 anos.

O prefeito municipal e presidente do Cimpajeú, Dêva Pessoa, enfatiza a importância de Tuparetama ter retomado a parceria com o Governo do Estado através do projeto Pernambuco no Batente, o que resultou no Centro de Inclusão Produtiva, que hoje tem cerca de 200 agricultores produzindo e beneficiando frutas sazonais, gerando renda para as suas famílias e fortalecendo a economia e autonomia local.

[divider]

Deputado diz que prefeito correu da vaia em Sertânia

O deputado Ângelo Ferreira (PSB) diz que o prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB), inventou a “perua” de um e-mail velho para justificar a não ida ao ato com o governador, sábado passado, de anúncio do anel rodoviário. “Na verdade, ele não foi porque iria levar uma vaia. Está ilhado no seu próprio município, porque é vaiado em qualquer evento público que comparece”, assinalou.

[divider]

Castigada pela chuva Araripina enfrenta estado de calamidade

Os moradores de Araripina, ainda correm contra o tempo para amenizar os transtornos causados pela chuva na madrugada da quarta-feira (25). Segundo dados da prefeitura, foram 90 mm de chuva em apenas uma hora e 15 minutos, causando alagamentos em vários bairros da cidade.

Equipes da prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil trabalharam durante todo o dia para dar assistência às famílias desalojadas e reduzir os prejuízos causados pelas chuvas. Também houve queda de postes, o que interrompeu o fornecimento de energia em vários locais.

O prefeito Alexandre Arraes retornou ontem do Recife acompanhado de autoridades do Estado especializadas em emergência e calamidades públicas, para que façam a avaliação devida e logo em seguida deflagrem a campanha de apoio aos araripinenses. Segundo o gestor municipal, a cidade ainda pode decretar estado de calamidade.

[divider]

Ex-prefeito de Pedra é condenado por fraudes em licitações

O ex-prefeito do município de Pedra, no Agreste de Pernambuco, Francisco Macedo, foi condenado pela Justiça Federal por fraudes em licitações.

De acordo com a sentença, ele fraudou processos licitatórios em 2005 e 2006.O objetivo das licitações era contratar empresa de locação de veículos, com motorista, para transporte de estudantes e professores, assim como de médicos e enfermeiros para postos de saúde localizados na zona rural.

O prefeito, que atuava com outro homem, foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão pela prática de crimes de responsabilidade. Eles podem recorrer da sentença em liberdade.

[divider]

Sebastião Oliveira comenta declaração de Duque‏ sobre “marcados para morrer”

sebastiao_oliveira

 

O Secretário de Transportes do Estado Sebastião Oliveira comentou em nota ao blog do Nill as declarações do prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT), que afirmou em entrevista que “vinte pessoas estariam marcadas para morrer” na cidade.

Sebastião defendeu a ação do governo no reforço à segurança e cobrou do prefeito a lista de quem estaria sob ameaça. Leia: “Não quero, não devo e nem tenho  o direito de politizar um assunto tão sério. Tenho convicção  de que todos querem a paz na nossa cidade .O fato é que o estado enviou 67 policiais a mais, o GOE e um grupo de investigadores isentos  com a missão de investigar a fundo; doa a quem doer! Esse foi o meu pedido ao governador e a todos os seus auxiliares da área de segurança .Desconheço grupo de extermínio e tão pouco lista de “marcados pra morrer ” , mas se o prefeito conhece, ajude a polícia nas investigações, informe quem são”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *