Clarissa Tércio anuncia audiência pública sobre falta de medicamentos

A deputada Clarissa Tércio (PSC) foi à tribuna, nesta terça (30), para anunciar a realização de audiência pública sobre o desabastecimento nas Farmácias do Estado no próximo dia 15 de maio (quarta). Fruto de requerimento do deputado William Brigido (PRB), o debate foi aprovado pela manhã na Comissão de Cidadania.

A parlamentar lembrou que um pedido para discutir o tema já havia sido apresentado pela colega Priscila Krause (DEM) e rejeitado em Plenário. “Vamos configurá-la como co-autora dessa solicitação”, informou. “Lemos notícias repercutindo as queixas frequentes das pessoas que necessitam de medicamentos. Também tenho recebido uma grande demanda de solicitações.” Ouça a fala da deputada:

De acordo com ela, constatou-se a falta de 139 dos 231 medicamentos que deveriam ser ofertados pelas Farmácias do Estado. “A Secretaria de Saúde emitiu nota informando que está em processo de aquisição dos remédios ou que o fornecedor atrasou a entrega. Mas, na ‘blitz da Oposição’, comprovamos que a saúde no nosso Estado está um caos”, observou Tércio. “Vamos fazer o debate em respeito ao povo Pernambucano, aos pacientes que necessitam dessas medicações”, concluiu.

A coluna do blog do Inaldo Sampaio desta quarta-feira (1º), chama de “surra desnecessária”, o bombardeio sofrido pelo Governo do Estado pela imprensa, dentre elas matérias negativas da TV Globo, denunciando o desabastecimento da Farmácia Básica do Estado.

Segundo Inaldo, o Governo de Pernambuco resolveu falar a verdade sobre a causa da falta de remédios. Admitindo que não tem dinheiro para comprar os itens que faltam (139 dos 231 com os que trabalha).

Ainda segundo o blog, o Governo do Estado assinou um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, comprometendo-se a, no prazo de 90 dias, comprar todos os remédios que faltam para doenças crônicas. “Tivesse falado a verdade desde o início, o desgaste teria sido menor”, escreve Inaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *