Clemilda Fernandes é bronze no Pan-americano de ciclismo, no México
A brasileira Clemilda Fernandes conquistou, nesta quinta-feira, a medalha de bronze na prova do contra-relógio individual do Pan-americano de ciclismo, que está sendo disputado no México. A atleta garantiu a terceira colocação depois de percorrer 21,6 quilômetros em 29min27s. O Pan segue até domingo, com brasileiros participando de todas as provas.
O ouro ficou com a a atual campeã mundial, Carmen Small, dos Estados Unidos, que fez o percurso em 27min55s, seguida pela canadense Tara Witten, que marcou 28min10s. O Brasil obteve ainda a quarta colocação, com Ana Paula Polegatch, que fez 29min41s.
– A prova foi muito disputada e estou feliz com a medalha de bronze. O nível do Pan está bastante alto, com grandes atletas em busca da vitória. Estarmos diretamente nessa briga nos mostra que estamos no caminho certo – afirmou Clemilda.
Na prova sub23 masculina, o brasileiro Endrigo Pereira completou os 28,8 km em 36min03s, ficando na quarta colocação. O mexicano Ignacio Prado levou o ouro (35min06s), seguido pelo argentino Sebastian Trillini (35min19s) e o chileno Jose Rodriguez (35min21s).
Com presença do atual campeão Pan-americano, o chileno Carlos Oyarzun, a prova da elite teve Pedro Nicacio como melhor brasileiro, com o tempo de 53min38s. Magno Prado, que também representou a seleção, terminou na quinta posição com 53min55s. A medalha de ouro ficou com Oyarzun (51min56s), a prata foi para o guatemalteco Manuel Oseas (52min41s) e o bronze para o argentino Alejandro Duran (53min07s).
A seleção volta a competir no sábado, disputando as provas de resistência da elite feminino (83km) e sub23 masculino (140km). No feminino competem Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes, Ana Paula Polegatch, Luciene Ferreira e Camila Coelho, enquanto na sub23 masculino, o representante será Endrigo Pereira.