Colômbia sofre sem James, mas estreia com vitória sobre Peru nas eliminatórias
Longe do desempenho que encantou torcedores do mundo inteiro na última Copa do Mundo, a Colômbia não brilhou, mas fez o dever de casa e estreou com vitória nas eliminatórias sul-americanas nesta quinta-feira, no Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla. Sem James Rodríguez, os comandados por José Pékerman tiveram dificuldades na criação das jogadas e venceram o Peru pelo placar de 2 a 0. Teo Gutiérrez, na etapa inicial, e Cardona, já nos acréscimos do segundo tempo, definiram o triunfo.
James Rodríguez, principal jogador da Colômbia, se lesionou defendendo o Real Madrid e por isso ficou de fora da estreia na competição continental. Sem a principal estrela da equipe, o técnico argentino José Pekerman apostou no trio ofensivo formado por Cuadrado, Bacca e Teo Gutiérrez, deixando, inclusive, Falcao García no banco de reservas.
Os donos da casa até dominaram a posse de bola durante toda a etapa inicial, mas não conseguiam transformar essa vantagem em perigo ao gol rival. No entanto, depois da parada técnica, aos 27min, os colombianos se encontraram em campo e, com ajuda da bola parada, abriram o placar. Aos 32min, Cuadrado cobrou escanteio da direita, Zapata cabeceou para o gol e Teo Gutiérrez, no meio do caminho, completou para as redes.
Apesar de não realizar nenhuma alteração no intervalo do jogo, Ricardo Gareca, técnico do Peru, conseguiu mudar a forma de jogar dos peruanos. Com uma marcação adiantada, os visitantes conseguiram forçar erros de saída de bola e, por pouco, não igualaram o marcador. Aos 4min, Carrillo fez boa jogada pela direita e deixou Guerrero em ótima posição para marcar. O atacante do Flamengo finalizou com classe, mas a bola explodiu na trave de Ospina.
A ameaça, porém, não durou muito tempo. Com uma alteração de Pekerman, trocou Guarín por Mejía, a Colômbia conseguiu anular as investidas ofensivas do Peru e não teve mais trabalho no setor defensivo. Falcao García entrou apenas aos 29min da etapa final, no lugar do autor do gol Teo Gutiérrez, mas pouco fez no ataque dos donos da casa. O responsável por matar o duelo foi Cardona, que aproveitou ótimo contra-ataque puxado por Cuadraro, já nos acréscimos, para definir a partida.