Com gol de Diego Costa, Espanha vence, segue na ponta e vai em vantagem para “decisão”
Foi muito longe do passeio que se desenhou, e no apito final a Espanha saiu aliviada com a vitória por 2 a 1 sobre a Macedônia, fora de casa, neste domingo. O resultado serviu sobretudo para manter a Roja em vantagem diante da Itália na liderança do Grupo G. David Silva, Diego Costa e Isco foram os grandes destaques do triunfo, sendo que os dois primeiros balançaram as redes na primeira etapa. Ristovski descontou na etapa final e esquentou um jogo que parecia resolvido.
A matemática é simples. A vitória deixa a Espanha com os mesmos 16 pontos da Itália, mas a Roja leva vantagem no saldo de gols (18 x 14). Assim, com mais quatro rodadas pela frente, vai para o confronto decisivo com a Azzurra na próxima rodada, dia 2 de setembro, em Madri, com a vantagem do empate para seguir na dianteira. O líder da chave garante vaga direta na Copa da Rússia. Já o segundo vai à repescagem continental tentar a sua classificação.
Os números demonstram um domínio supremo da Espanha. Foram 19 finalizações (contra quatro do rival) e um domínio de 72% da posse de bola. E foi assim no primeiro tempo: David Silva abriu a conta aos 14, e Diego Costa ampliou aos 26 – fora as inúmeras chances perdidas. Só que o time de Julen Lopetegui não manteve o ritmo na volta do intervalo e foi castigado aos 20 com o gol após uma baita arrancada de Ristovski. O castigo só não foi maior por falta de poderio ofensivo da equipe da casa.
Julen Lopetegui tem em David Silva e Diego Costa seus homens de confiança. O primeiro já tem oito gols e três assistências em 10 jogos sob o comando do novo treinador na seleção da Espanha. Já o atacante do Chelsea balançou as redes uma vez em 10 partidas com Del Bosque. Agora com Lopetegui foram cinco em seis compromissos.