Com novos poços, comunidades rurais tem oferta de mais de 13 mil litros de água por hora
Só quem vive no semiárido nordestino e sofre com a escassez de água nos períodos de estiagem sabe da alegria de ver a água jorrar de um poço recém-perfurado. Essa alegria foi capturada na última semana em um vídeo feito pelo técnico da Secretaria de Agricultura de Afogados da Ingazeira, Gracielton França.
Com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira está perfurando 46 novos poços na zona rural do município. No vídeo em anexo, é nítida a alegria e euforia dos moradores da comunidade Saco da Serra ao ver a água jorrar do poço perfurado. A vazão do poço é de 1.400 litros por hora.
Na região, a Prefeitura também perfurou, de forma exitosa, poços em Queimadas e no Sítio São José de Queimadas. Juntos, esses dois últimos poços deram vazão de 12.400 litros por hora, uma verdadeira benção para quem sofria as agruras de ter que carregar latão d’água na cabeça.
Segundo o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, levar água para as comunidades rurais é levar dignidade, cidadania, independência. A meta é livrar a zona rural do município da dependência do carro-pipa. “As chuvas começaram a cair, mas não vamos descansar e nem parar o nosso programa de perfuração de poços. Sabemos que a estiagem é um fenômeno cíclico e que precisamos trabalhar, também nos tempos de chuva, para estarmos mais bem preparados quando a seca chegar,” declarou o Prefeito José Patriota.
Ao todo, desde o início da gestão em 2013, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira já perfurou e recuperou mais de 120 poços artesianos.