Com um a menos e no Arruda, Náutico bate o Santa Cruz e encosta no G-4

Fora de casa e com um jogador a menos desde o primeiro tempo. A vitória do Náutico sobre o Santa Cruz, nesta segunda-feira, no Arruda, pela 10ª rodada da Série C, foi obtida em situação completamente adversa. Com gol de Wallace Pernambucano, o Timbu superou a expulsão de Ortigoza ainda no primeiro tempo e somou três pontos muito valiosos na competição ao vencer por 1 a 0.. Eles representam a saída do time zona de rebaixamento e a aproximação do G-4, agora a apenas um ponto e uma posição de distância (é o quinto colocado). O Tricolor, mesmo com a derrota, se mantém no grupo que se classifica à próxima fase. É o quarto na tabela do grupo A.

Se Wallace Pernambucano foi novamente o herói do Náutico, Tiago Machowski foi o vilão. O goleiro foi pouco exigido na partida. Quando foi, cometeu um erro primário na saída do gol e deixou a bola tranquila para o atacante alvirrubro marcar o único gol da partida.

Depois de passar três meses sem marcar um gol sequer, o meia Wallace Pernambucano parece enfim estar em paz novamente com o gol. Ele marcou na vitória contra o Remo, no último sábado, e voltou a ser decisivo nesta segunda-feira diante do Santa. O ponto negativo é o fato de ter saído machucado ainda no segundo tempo.

Principal jogador do Náutico em 2018 até aqui, o atacante Ortigoza deixou a equipe na mão no Arruda. O paraguaio reclamou de uma falta aos 23 minutos do primeiro tempo e tomou o cartão amarelo. Por seguir falando com a arbitragem, recebeu um cartão vermelho de forma direta. Aquele amarelo era o terceiro na Série C e já o deixaria fora do jogo seguinte, contra o Botafogo-PB. Com o vermelho, ele está suspenso também para a partida diante do Atlético-AC. O problema só não foi maior porque Wallace Pernambucano garantiu a vitória do Timbu.

O cartão de visitas do meia Jaílson não foi dos melhores. Ao longo de todo o jogo, o Santa teve problemas de finalização. Mas eles foram personificados na figura do meia. Estreante da noite, o jogador teve ao menos três ótimas chances de fazer e errou todas.

O Santa Cruz começou com mais volume, mas o Náutico equilibrava as ações nos minutos iniciais. Um momento pareceu mudar tudo – a favor do Santa. Insatisfeito com uma marcação do árbitro, Ortigoza reclamou acintosamente. Recebeu amarelo, continuou a xingar, e foi expulso.

Um a mais, dentro de casa, contra um time que está mal na tabela. Desenhava-se o cenário perfeito para uma vitória tranquila. Mas, diz o velho clichê, clássico é clássico. Verdade que o Santa teve algumas chances e errou finalizações, muitas delas simples. Mas não conseguiu impor uma verdadeira superioridade ao Timbu e marcar gols. As equipes foram ao intervalo empatadas em 0 a 0.

A volta do intervalo não ajudou o Santa a crescer no jogo. E foi importante para o técnico Márcio Goiano rearrumar o Náutico, que passou a exercer uma boa marcação e fazer uma substituição que mudaria o jogo: Wallace Pernambucano no lugar de Dudu.

Organizado em duas linhas defensivas e com Wallace na frente, o Timbu conseguiu controlar o jogo e sofrer pouco – a despeito de ter um jogador a menos. O Santa tentava jogadas pelos lados e teve chances, mas voltou a errar os chutes. Faltou mira.

O Náutico, não. Em um lance aparentemente despretensioso pela direita, Tiago Machowski falhou feio em cruzamento. A bola sobrou para Wallace Pernambucano, dentro da área, que não perdoou. Eram 26 do segundo tempo. Nos 20 minutos restantes, a Cobra Coral tentou, mas não conseguiu superar a própria limitação na criação de jogadas. Timbu vence.

Com 14 pontos em 10 jogos, o Santa contou com ajuda da rodada para não sair do G-4 do grupo A da Série C. Na próxima rodada, enfrenta o Atlético-AC no Acre, em duelo que acontece no próximo domingo. Já o Timbu, agora quinto na tabela, recebe o Botafogo-PB na Arena de Pernambuco. O jogo acontece na próxima segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *