Como Paulista, Sertânia, Caruaru e Olinda comemoraram os 100 dias dos novos prefeitos
Do blog do Inaldo Sampaio
Nesta segunda-feira (10), quatro prefeitos do interior de Pernambuco divulgaram extensos relatórios sobre os seus 100 primeiros dias de governo.
Foram eles: Júnior Matuto (Paulista), Ângelo Ferreira (Sertânia), Raquel Lyra (Caruaru) e Professor Lupércio (Olinda). Os dois primeiros são filiados ao PSB, o terceiro ao PSDB e o quarto ao Solidariedade.
Veja, abaixo, o que cada um diz que fez nesse período.
Paulista – Novo Mercado de Paratibe, pavimentação de ruas, entrega de óculos para alunos da rede municipal, escolas e postos de saúde revitalizados, lançamento do aplicativo “Paulista Conectado” para receber denúncias de moradores sobre violência e a ampliação do programa “ProPaz” para estimular a cultura de paz nas escolas.
Sertânia – O prefeito Ângelo Ferreira disse o seu antecessor, Guga Lins (PSDB), “foi maléfico e danoso ao município, pois mais de 20 convênios estão com irregularidades”.
“Ainda estamos fazendo o levantamento de obras inacabadas, mas temos que processá-lo por improbidade administrativa e limpar o nome da Prefeitura”.
“No entanto, isso não impediu de irmos organizando a casa. Temos atendido o pessoal que nos procura e pago em dia aos fornecedores, licitando tudo aquilo de que precisamos”, disse o prefeito.
“Hoje, no Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, a população encontra médico de plantão, tanto na emergência como para consultas no ambulatório”.
“Além da saúde, a prefeitura investiu também na melhoria da infraestrutura da cidade – operação ‘tapa-buracos’, troca de lâmpadas de iluminação pública e ampliação da coleta de lixo”.
“O pagamento em dia para os funcionários da prefeitura é outra ação que merece destaque, porque isso não acontecia na gestão anterior”.
Caruaru – Criação de mais de 4 mil vagas nas escolas municipais, mutirão de limpeza no rio Ipojuca, de onde foram retiradas 1.566 toneladas de resíduos sólidos, lançamento do programa “Cidade Limpa”, iniciado no Parque 18 de maio, implantação do programa “Ilumina Caruaru” visando à melhoria da iluminação pública no município e reativação das Casas da Juventude.
“Nós estamos trabalhando primeiramente para ajustar os serviços essenciais. Foram quase R$ 700 mil de investimento nesses três primeiros meses para garantir que a gente começasse a fazer aquilo com o que nos comprometemos”, disse a prefeita Raquel Lyra.
Ela solicitou à Secretaria de Defesa Social a criação de um Batalhão exclusivo da Polícia Militar para Caruaru e que a Delegacia da Mulher passe a funcionar 24 horas/dia, o que não ocorre hoje.
“Vamos lançar o comitê “Juntos pela segurança”, cuja primeira ação é aprovar o “Plano Municipal de Segurança” para pactuar as ações que caberão a cada um dos responsáveis, incluindo o município”, disse a prefeita.
Olinda – O prefeito Lupércio do Nascimento (SD) apresentou como balanço dos 100 primeiros dias de sua gestão as seguintes obras e ações: recuperação de praças, limpeza de ruas e avenidas, e intervenções em vias degradadas, a exemplo das Avenidas Presidente Kennedy e Pedro Álvares Cabral.
Além disso, início da requalificação da Segunda Perimetral Norte, limpeza do Canal do Fragoso, antecipando-se à chegada das chuvas, reforço de sinalizações verticais e horizontais, demarcação de vagas de estacionamento e de pontos de táxi, e campanhas de orientação de embarque e desembarque nas portas das escolas.
Mais: lançamento do plano de reordenamento da orla marítima (os trabalhadores foram recadastrados, coibindo a ocupação irregular, a manipulação indevida de alimentos e a desordem que se espalhava nas areias dos Bairros Novo, Casa Caiada e Rio Doce).
Por fim: implantação da Base Comunitária Móvel de Vídeo-monitoramento, acréscimo do efetivo da Guarda Municipal, aumento de cerca de 10% na arrecadação do IPTU (em relação ao mesmo período do ano passado), entrega do conjunto habitacional Cuca Legal, em Jardim Brasil, beneficiando 224 famílias em situação de vulnerabilidade, requalificação da rede municipal e lançamento de mutirões para o combate ao mosquito transmissor da dengue.