“Constituição é o único norte na democracia”, diz Bolsonaro em primeiro ato no Congresso após eleição
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) defendeu, na manhã desta terça-feira (6), que a Constituição será o norte de seu governo. Em seu primeiro ato em Brasília após a eleição, Bolsonaro participou de sessão solene em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal.
“Na topografia, existem três nortes, o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia, só há um norte, é o da nossa Constituição”, disse Bolsonaro após ter a palavra aberta pelo presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), que presidiu a sessão. “Juntos, vamos continuar construindo o Brasil que nosso povo merece. Temos tudo para ser uma grande nação”, acrescentou o presidente eleito.
Além de Bolsonaro e Eunício, também participaram da mesa os presidentes Michel Temer (República), Dias Toffoli (Supremo Tribunal Federal) e Rodrigo Maia (Câmara), o vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (MDB-MG), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, e o ex-presidente José Sarney. Todos os participantes pregaram respeito à Constituição e destacaram os avanços sociais produzidos pela carta magna.
O recado
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também presente à mesa, durante a sessão solene, exaltou os avanços da Constituição de 1988, mas disse que não basta reverenciá-la em atitude contemplativa.
“É importante celebrá-la para que se mantenha viva, aderente aos fatos, fazendo justiça e correspondendo à vida real da nação. Para tanto, é preciso guardá-la. Não basta reverenciá-la em uma atitude contemplativa: é preciso guardá-la à luz da crença de que os países que custodiaram escrupulosamente suas Constituições identificam-se como aqueles à frente do processo civilizador e irradiadores de exemplaridade em favor das demais nações que hesitaram ou desdenharam em fazê-lo. Os frutos deste comportamento estatal em relação à Constituição são colhidos diretamente pelo povo, que se orgulha ou se envergonha de suas instituições”, disse Dodge.