Coordenador do Mãe Coruja no Pajeú, fala sobre as ações do programa
Por André Luis
Criado em 2007, por meio de decreto e transformado em Lei pelo governador Eduardo Campos em 2009 o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente nas 12 Regiões de Saúde e em 105 municípios pernambucanos, sendo 103 sob a gestão estadual e 2 sob a gestão municipal (Ipojuca e Recife), com a Cooperação Técnica Estadual.
O programa tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil, como também de garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável, trabalhando Políticas Públicas integradas por ações estratégicas articuladas e intersetoriais.
As ações são desenvolvidas por meio dos Cantos Mãe Coruja, espaços físicos que estão presentes em todos os municípios com mortalidade acima de 25 para cada 1.000 nascidos vivos. Na região do Pajeú, o programa está presente em 5 municípios da X Regional de Saúde: Carnaíba, Iguaraci, Itapetim, Santa Terezinha e Solidão.
No Debate das Dez desta quarta-feira (27), Wilson Rodrigues coordenador geral do programa Mãe Coruja na região, fez uma avaliação, falou sobre as ações e passou algumas informações referentes ao programa no Pajeú.
Ouça abaixo como foi o debate na íntegra: