Copa gera R$ 10,5 milhões em negócios para empresas do RN
Volume é referente ao faturamento das empresas atendidas pelo Sebrae.
Programa Sebrae 2014 envolveu 3.803 negócios de pequeno porte no RN.
A realização da Copa do Mundo no Brasil fomentou novos negócios para as micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte. Pelo menos foi o que ocorreu com as empresas e Microempreendedores Individuais (MEI) atendidos pelo programa Sebrae 2014, que obtiveram até agora um faturamento de R$ 10,5 milhões devido ao evento. Segundo o Sebrae, o programa envolveu 3.803 negócios de pequeno porte no RN, que foram beneficiados com capacitações, diagnósticos e abertura de oportunidades de negócios. Os números fazem parte do balanço divulgado pelo Sebrae Nacional acerca do programa. Em todo o país, a iniciativa atendeu 43,9 mil empresas brasileiras, que movimentaram meio bilhão de reais.
Para o Sebrae, o resultado reflete a importância da preparação prévia e do comprometimento dos empresários que investiram em capacitação para extrair o máximo das oportunidades proporcionadas por um grande evento. O Sebrae investiu R$ 90 milhões nesse programa, para a realização de atividades como diagnóstico empresarial, cursos de capacitação, certificação e eventos para criar novas frentes de comercialização. Somente no Rio Grande do Norte, o investimento foi de aproximadamente R$ 5 milhões.
O trabalho desenvolvido pelo Sebrae iniciou em 2011 com a elaboração do Mapa das Oportunidades. Realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo detectou 356 possibilidades de negócios em diferentes setores da economia potiguar, com atividades ligadas ao comércio, turismo, artesanato e construção civil.
O Sebrae disponibilizou capacitação, através de projetos focados nas oportunidades identificadas. Além da qualificação, outra frente de atuação do Sebrae com foco na Copa foram as articulações para aproximar pequenas empresas de grandes grupos, com rodadas e encontros de negócios.
Em nota, o Sebrae diz que identificar as áreas mais promissoras para os pequenos negócios foi o primeiro passo de um processo que envolveu ainda programas de Competitividade Empresarial – com capacitações em diversas áreas do negócio como Gestão e Finanças; disseminação de oportunidades, promoção de Rodadas de Negócios, inclusive internacionais. Também conferiu visibilidade a produtos e serviços e a venda direta para o público em iniciativas como a loja Brasil Original, instalada em Natal, na Praça da Árvore de Mirassol.