Coritiba vence, sobe na tabela e, praticamente, tira as chances de título do Galo
A motivação de permanecer na Série A foi maior do que a vontade de não desgrudar dos líderes na vitória de 2 a 0 do Coritiba sobre o Atlético-MG, na noite deste domingo, no Couto Pereira. Com um golaço de Raphael Veiga, que mandou um chute de fora de área no ângulo direito de Victor, e a cobrança de pênalti de Kleber, o alviverde traduziu maior vontade em campo contra o Galo apático, pouco criativo e que não conseguiu criar mesmo com um ataque que terminou o jogo com Robinho, Fred e Lucas Pratto.
Coritiba fez valer o mando de campo no primeiro tempo se mostrando um time bem mais interessado no resultado positivo que o Atlético-MG. Mesmo com uma posse de bola muito abaixo ao da equipe mineira (a porcentagem chegou a 27% para 73%), a equipe alviverde aproveitava muito bem quando tinha a bola nos oés criando mais, chutando mais a gol e fazendo o goleiro Victor trabalhar, principalmente nas finalizações de Kleber, que mandou duas vezes ao gol. Iago também tentou de cabeça, e González fez uma grande cobrança de falta que parou em Victor.
No segundo tempo, o Coritiba seguiu mais perto do gol até que Raphael Veiga aproveitou o passe, dominou mandou um belo chute de fora da área no ângulo e indefensável para Victor. O gol acordou o Galo, que passou a criar mais e Marcelo Oliveira desistiu de poupar Robinho e o colocou em campo, mas pouca coisa mudou. Aos 30 minutos foi a vez de Fred também entrar, mas ainda as coisas seguiam sem dar muito certo para o time mineiro, que pouco incomodou o goleiro Wilson. No final, Kazim foi derrubado na área por Patric, e Kleber definiu o placar.
Com o resultado, o Galo começa a ver sua situação na tabela menos confortável. A equipe cai para a quarta colocação com 60 pontos, se afasta do líder Palmeiras e fica fora do G-3 dos times que garantem vaga direta para a Libertadores. O Coritiba respira bem mais aliviado em relação à zona de rebaixamento. Com 42 pontos, o time sobe para a 14ª colocação.
As equipes da Série A terão mais de dez dias de folga até a próxima rodada. Na quarta-feira, dia 16, recebe o Santa Cruz às 21 horas. Na quinta, dia 17, o Galo recebe o Palmeiras no Independência também às 21 horas.