Corpo do padre Miguel Lencastre é velado em santuário de Olinda
Enterro será no Parque das Flores, Zona Sul do Recife, às 16h30.
Miguel Lencastre, do movimento Mãe Rainha, faleceu na segunda (13).
O corpo do padre Miguel Lencastre, principal responsável pela divulgação do movimento Mãe Rainha no Nordeste, está sendo velado na manhã desta terça-feira (14) em Olinda. O velório acontece desde a noite da segunda (13) no Santuário do Morro do Peludo, no bairro de Ouro Preto, local que fundado pelo padre há 21 anos. O enterro será no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho, Zona Sul do Recife, às 16h30.
Serão celebradas duas missas, às 9h e às 13h, a segunda conduzida pelo arcebispo de Recife e Olinda Dom Fernando Saburido. Um cortejo sairá do santuário às 14h30.
O padre Miguel Lencastre nasceu em Portugal e tinha 84 anos. É o fundador do terço dos homens, movimento de homens que se reúnem para rezar o terço e que agrega mais de um milhão de fiéis. Ele também foi um dos principais responsáveis por divulgar o movimento Mãe Rainha no Nordeste, que se origina do movimento alemão Schoenstatt. Lencastre estava internado no Hospital Português, no Recife, há mais de 40 dias, onde passava por tratamento de um tumor de origem indeterminada. Ele fez um transplante há 14 anos.
O padre Pedro Cabello, um dos atuais responsáveis pelo santuário, relembra momentos de quando chegou do Chile e conheceu Miguel Lencastre. “Eu sou chileno, vim para trabalhar aqui. Nós tínhamos um relacionamento muito especial. Ele era o padre experiente e eu, o iniciante”, relatou. Segundo Cabello, Lencastre fazia muitas viagens a Portugal para divulgar os movimentos Mãe Rainha e o terço dos homens. Foi voltando de uma dessas viagens que o padre se internou no Hospital Real Português, já debilitado. Segundo Cabello, o padre Lencastre faleceu às 17h30 da segunda (14), por complicações de um câncer. O Hospital Português informou que a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Do G1