Cubano deserta, e Fernando Reis deseja sorte nos EUA: “Que dê certo”

Fernando Reis sobrou na decisão do levantamento de peso nesta quinta-feira em Oshawa, no Canadá. Além de conquistar o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, ainda quebrou seu próprio recorde estabelecido em Guadalajara 2011. Mas, além do título, a ausência de um dos rivais chamou a atenção. O cubano Alberto Pupo, postulante à briga com o canadense e o equatoriano pelas medalhas de prata ou bronze, desertou. De acordo com Fernando Reis, ele foi tentar uma vida melhor nos Estados Unidos. O campeão da modalidade na categoria acima de 105kg desejou sorte ao adversário, que chegou a participar da cerimônia de abertura.

– Ele desertou. Estava aqui e foi para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Espero que dê tudo certo para ele. Para mim, não fez diferença, estaria preparado para encarar o cara que viesse – relatou o medalhista de ouro sobre Pupo, que foi medalhista de ouro no ano passado nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe.

Antes de Alberto Pupo, quatro remadores de Cuba desertaram durante o Pan. A informação foi dada pelo técnico Juan Carlos Reyes à agência de notícias “Canadian Press”. Leosmel Ramos, Wilber Turro, Manuel Suárez e Orlando Sotolongo abandonaram a competição para ir para os Estados Unidos, ainda segundo o treinador.

No ginásio, a missão de Fernando Reis nesta quinta-feira consistia em quebrar seus próprios recordes pan-americanos, estabelecidos na edição mexicana: 410kg (185kg no arranco e 225 no arremesso). E ele não decepcionou. Chegou aos 195kg no arranco e conseguiu sua primeira marca. No arremesso, foi até 235kg, batendo a segunda. E, dessa forma, garantiu o recorde pan-americano no somatório com 427kg.

O canadense George Kobaladze, segundo melhor nesse quesito no Pan, foi medalhista de prata com o somatório de 376kg (com 168kg no arranco e 208kg no arremesso). Fernando Salas Manguiz, do Equador, ficou com o bronze, com o total de 370kg (sendo 200kg no arremesso e 170kg no arranco).

O recorde mundial da modalidade é de Hassein Reza Zaden, com 472kg no somatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *