Curral do Gado e Abatedouro no centro do debate entre executivo e legislativo em Tabira – Leia este e outros destaques do Rádio Vivo

Curral do Gado e Abatedouro no centro do debate entre executivo e legislativo em Tabira

marcos-crente-tribunna

Na manhã da 2ª feira o Prefeito Sebastião Dias foi a Câmara para uma reunião onde a construção do novo abatedouro e o Projeto do Curral do gado estiveram na pauta das discussões.

O Presidente da Câmara Marcos Crente disse que ficou definido que a Prefeitura vai se desfazer do prédio antigo do abatedouro, terreno da frente do Posto Nogueirão e de outros terrenos para utilizar o dinheiro na construção do Novo Abatedouro. Ao contrário do que prometeu antes, Marcos Crente disse que o dinheiro economizado durante o seu mandato de Presidente, ao invés de ser utilizado para a compra do ônibus para os Universitários, se somará aos recursos do executivo também para o abatedouro.

Marcos acredita que do abatedouro, será tirada renda suficiente para aquisição de até mais de um ônibus para os estudantes. Detalhe: o Presidente ainda não tem ideia do custo de manutenção de um abatedouro.

Sobre o curral do gado, a Prefeitura continua devendo o projeto que foi solicitado pela Secretaria Estadual de Agricultura. Da reunião participaram além do Prefeito Sebastião Dias e o Presidente da Câmara Marcos Crente, o empresário Paulo Manú e os vereadores Aldo Santana, Edmundo Barros, Dra. Neli, Zé de Bira e Sebastião Ribeiro.

[divider]

Prefeita de Solidão tem contas de 2013 rejeitadas pelo TCE

cida_oliveira-pajeu

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou nesta terça-feira (17) e rejeitou as contas de 2013 da prefeita de Solidão, Cida Oliveira. O Tribunal emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores daquele município a rejeição das contas.

A informação é do Afogados Online. O relator foi o Conselheiro João Campos. O processo tem o número  14500656. A decisão foi por unanimidade. Agora com a palavra a Câmara de Vereadores. Caso decida por modificar a decisão, terá que apresentar argumentação técnica para derrubar o que alegam os conselheiros do TCE.

[divider]

Contas da Câmara de Quixaba são aprovadas

A Primeira Câmara do TCE julgou regulares com ressalvas a prestação de contas do Legislativo Municipal de Quixaba, relativas ao exercício financeiro de 2013. O responsável, no período, foi o presidente da Câmara, Helenildo Bezerra. O relator do processo, que teve o seu voto aprovado pela unanimidade dos membros presentes na Sessão de julgamento foi o conselheiro João Campos.

[divider]

Tubos da Adutora do Pajeú chegam a Riacho do Meio. Já água tão esperada deve demorar

tubos_adutora

A segunda etapa da Adutora do Pajeú  está chegando no distrito de Riacho do Meio, município de São José do Egito, há 11 quilômetros de distância da sede da Terra da Poesia.

A Empresa responsável pela obra é a MVM, da Bahia. Segundo o colaborador Marcelo Patriota, vários caminhões descarregaram a tubulação no pátio em frente à Escola Máxima Vieira de Melo. Segundo os engenheiros cerca de 45 quilômetros de tubulação estão chegando para a etapa da obra. Mas a população vê os tubos e não tem previsão de quando verá a água correndo por eles.

Isso porque é justamente esta etapa da Adutora que promete ir até Taperoá-Paraíba, que depende da transposição do São Francisco em Sertânia, no Moxotó. De lá é que haverá a captação para alimentar o sistema.

Previsão mais optimista: três anos para a água abastecer a população destas cidades. A 2ª etapa da obra terá 400 quilômetros de extensão. Quando completada a obra, estarão sendo beneficiados moradores das cidades de Betânia, Brejinho, Carnaubeira da Penha, Iguaraci, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Tabira, Solidão, Triunfo, Tuparetama e Mirandiba.

Cidades como Afogados, Carnaíba, Flores e Calumbi já estão sendo beneficiadas. Parte destes municípios já é atendida com a primeira etapa. Na Paraíba, serão beneficiados os moradores das cidades de Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira e Cacimbas.

A outra parte, de cidades que dependem da nova etapa ou  de ramal do primeiro trecho, já tem sérios problemas de abastecimento. Municípios como Itapetim, Brejinho, São José do Egito, Tuparetama, Iguaraci e Triunfo ou estão em colapso ou prestes para entrar.

[divider]

Secretaria de Educação de Tuparetama realiza série de encontros para avaliar os indicadores da educação no município

IMG-20150317-WA0007

A Secretaria de Educação do município de Tuparetama realizou nas últimas duas semanas de março uma jornada de encontros do programa Família na Escola, com o objetivo de atualizar o Projeto Político Pedagógico e discutir estratégias para o Plano Municipal de Educação, com base nos Indicadores da Qualidade na Educação (Ensino Fundamental) propostos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Os encontros de avaliação dos indicadores educacionais aconteceram em todas as escolas da rede municipal de ensino, com a participação de toda comunidade escolar, incluindo direção, professores, pais e alunos, que puderam discutir questões de planejamento, avaliação, ambiência escolar, acolhimento, acessibilidade e infraestrutura das escolas, entre outros assuntos. No total o MEC e o UNICEF propõem sete indicadores educacionais: Prática Pedagógica e Avaliação, Ensino Aprendizagem da Leitura e da Escrita, Gestão Escolar Democrática, Formação e Condições de Trabalho pelos Profissionais da Escola, Acesso e Permanência dos Alunos na Escola, e Ambiente Físico Escolar.

[divider]

Afogados: Secretaria de Saúde é premiada pela X Geres por ações na área de planejamento e regulação

artur_belarmino

O Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, recebeu na manhã desta terça (17), o Prêmio Destaque 2014 pelas ações desenvolvidas na área de planejamento e regulação em saúde do Sertão do Pajeú.

A premiação foi concedida pela X GERES, atualmente composta por 12 municípios da região e abrangendo uma área onde residem 180 mil pessoas. A implantação da central de regulação – com dois coordenadores, seis atendentes e três plantonistas específicos para atender os pacientes do transporte fora do domicílio, com infraestrutura de 10 computadores conectados com internet – veio fortalecer essa estratégia, segundo nota. Um dos dados relevantes fruto dessa estratégia é o de que a Prefeitura conseguiu reduzir em 66% os índices de mortalidade materno-infantil no município.

No âmbito das cotas para exames e consultas especializadas, a Secretaria conseguiu ampliar o número e qualificar a sua utilização. Segundo números da mortalidade materno-infantil em Afogados nos últimos três anos, em 2012 foram 18 mortos para cada mil nascidos vivos. Esse número caiu para  12 mortos em 2013 e 08 mortos para cada mil em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *