Debate das Dez: o que o empresariado afogadense espera para 2014
O ano de 2013 foi duro para os empresários de Afogados da Ingazeira e região, a escassez d’água, foi um dos principais motivos que fizeram com que as vendas caíssem a números alarmantes, deixando muitos comerciantes com as mãos na cabeça.
Hoje (15) no Debate das Dez, os empresários Carlos Brito (Móveis São Carlos e Hotel de Brotas) e Joseilma Quidute, mais conhecida por Ilma, (Valério Construções) falaram sobre as perspectivas para o ano de 2014.
Carlos Brito disse que no segmento de móveis o ano sempre começa devagar e que só após o carnaval é que as vendas aquecem um pouco.
Carlos disse que o ano de 2013 não foi tão ruím, já que a fábrica distribui para os sete estados do Nordeste.
Em relação à seca, Carlos disse que de certa forma atinge, já que o consumidor final, principalmente o da zona rural, não deixa de comprar água e alimentos para comprar móveis, sendo assim a compra da mobília fica em segundo plano.
“A seca vem se estendendo há muito tempo e tem prejudicado muito”, disse Carlos.
Carlos também disse que é de suma importância estar sempre se renovando, introduzindo novos produtos no mercado para aquecer as vendas e que é necessário estar em constante mudança criando uma variedade de produtos que agradem a públicos de todas as classes.
Ilma disse que o estado do comércio hoje é preocupante e que a longa estiagem junto com outros fatores enfraqueceu e muito as vendas.
Ilma disse também que o comércio do interior é movido a chuva e sem chuva dificilmente se conseguirá aquecer as vendas novamente.
“A gente sabe que no comércio do interior o que move é chuva, fiz uma promoção para queimar produtos, pois a vendas caíram, a gente vê salário aumentando, encargos e impostos aumentando e as vendas caindo” disse Ilma.
“O cidadão que estava guardando R$ 500,00 (quinhentos reais) para pintar a casa, acabou tendo que gastar com água”, disse Ilma.
Em relação a abordagem de clientes, estratégias de venda e relação com funcionários, Ilma disse que costuma dizer aos funcionários que o único chefe que eles tem são os próprios clientes, pois eles é quem pagam os salários e que é preciso traçar o perfil do consumidor tentando ver sempre o que é mais atraente para o mesmo e estar sempre inovando.
Ilma disse que só uma boa invernada pode melhorar tudo, para todos.
Ouça abaixo o áudio do Debate na íntegra: