Deputados cobram atenção para a seca do Nordeste
A crise hídrica foi tema de discussões no Plenário da Assembleia nesta quinta (12). O deputado Rodrigo Novaes (PSD), enfatizou que a seca da região Sudeste ganha cada vez mais destaque na imprensa nacional, enquanto o Nordeste vive esquecido em constante escassez de água.
O parlamentar afirmou que a falta de recursos hídricos afeta diretamente a economia de Pernambuco, especialmente no Agreste e no Sertão. Ele cobrou investimentos do Governo Federal e criticou a ausência de planejamento e o atraso nas obras de transposição do Rio São Francisco.
Novaes defendeu que a questão deve ser tratada por meio de uma política nacional e prometeu envolver outras Casas Legislativas do Nordeste na discussão de combate à seca. Como exemplo de soluções possíveis, o deputado citou o caso de Israel, país árido que conseguiu contornar o problema da falta de água, através de investimento em tecnologia.
Rogério Leão (PR), avaliou que é preciso observar as peculiaridades de cada município e propor soluções direcionadas à realidade de cada um.
Edilson Silva (PSOL), criticou o Governo Estadual por fazer investimentos considerados por ele desnecessários, enquanto o combate à seca poderia receber mais recursos.
Ângelo Ferreira (PSB), destacou que o problema precisa ser estudado e que a responsabilidade não é apenas de um nível de Governo.
Socorro Pimentel (PSL), destacou que os esforços do Governo Federal e Estadual nos últimos anos evitaram uma crise hídrica mais grave.