Desrespeito aos direitos do trabalhador. Segundo advogados “é uma situação cultural”

Hoje (11) no Debate das Dez da Rádio Pajeú, os advogados Romildo Mendes e Taciana Campos falaram sobre direitos trabalhistas. Recentemente a Rádio recebeu denúncias de que a empresa INVESA que foi recentemente reinstalada no município de Afogados da Ingazeira com apoio total da Prefeitura e que surgiu como uma grande esperança para aquecer o mercado de empregos na cidade fechou as portas e deixou os trabalhadores a ver navios, não pagou direitos trabalhistas, não deu baixa nas carteiras de vários colaboradores  e nem aparece nas audiências marcadas pela Justiça do Trabalho, outras denuncias são recebidas quase que diariamente sobre trabalhadores que tem os seus direitos negados.

Os advogados falaram sobre estes casos e o como o trabalhador e o empregador devem agir, também aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre seguro desemprego e demais benefícios voltados ao trabalhador.

Romildo disse que a situação cultural favorece ao mal empregador, “o empregado, principalmente aqui em nossa região tem uma carência muito grande no sentido de que eles não buscam o que lhes é de direito e essa situação favorece ao mal empregador, pois o bom não quer essa situação pra ele, pois sabe dos riscos que corre e sabe que vai sair mais caro corrigir um erro que cometer, então assim, é complicado, por exemplo chegar pra um cliente e dizer você tem os seus direitos, mas ele diz que se cobrar fica sujo“, disse Romildo.

Romildo disse que acredita na mudança dessa situação, segundo ele as pessoas estão ficando mais esclarecidas e um dos responsáveis por essa mudança é a faculdade de direito em Serra Talhada que a cada semestre forma mais advogados para a região e que vem trazendo a mudança para o lado social da importância de se respeitar os direitos do trabalhador.

Taciana disse que infelizmente a situação de empregadores que desrespeitam os direitos do trabalhador é muito comum na região. “Infelizmente essa é uma realidade daqui do Sertão, que os empregados temem buscar os seus direitos na justiça para não ficar “queimados” com outros empregadores, temos essa cultura aqui, de falta de conscientização dos empregadores de reconhecer que isso é direito do empregado e não uma coisa pessoal“, disse Taciana.

Ouvintes da Pajeú e internautas se manifestaram relatando casos de abusos por parte de patrões que desrespeitam os direitos trabalhistas e se sentirem desprotegidos, pois não há fiscalização por parte da Delegacia do Trabalho.

Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje e esclareça suas dúvidas:

Serviço:

Dr. Romildo Mendes e Dra. Taciana Campos

Telefone: (87) 99655-7125

One thought on “Desrespeito aos direitos do trabalhador. Segundo advogados “é uma situação cultural”

  • 12 de setembro de 2015 em 08:37
    Permalink

    Não sei se entendi direito pois o som estava cortando, mas fiquei com a impressão de que está faltando mais agressividade na atuação dos advogados entrevistados. Ora, no caso da INVESA, que encerrou suas atividades irregularmente, há a possibilidade jurídica de apreensão do patrimônio constituído de máquinas e equipamentos, móveis e imóveis para pagamento do passivo trabalhista. Também é possível pedir a desconstituição da pessoa jurídica e prosseguir a demanda trabalhista nas pessoas físicas dos sócios. Existem várias outras alternativas para “cercar o Lourenço” ao invés de ficar apenas se lamuriando pela imprensa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *