Dilma Rousseff e Lula visitam Recife para inauguração da Via Mangue

Eles devem chegar no início da tarde e visitar o Terminal Cosme e Damião.
À noite, os dois se reúnem na casa do Senador Armando Monteiro.

A presidente Dilma Rousseff deve desembarcar no Recife junto com o ex-presidente Lula no início da tarde desta sexta-feira (13) para participar de uma série de compromissos. Juntos, os dois vão fazer visitas a obras e inaugurações. Durante a noite, eles se reúnem na casa do Senador Armando Monteiro. O retorno do ex-presidente e da atual governante está previsto para as 21h45.

A Ponte Estaiada da Via Mangue, obra de mobilidade que vai ligar bairros da Zona Sul da capital, será o ponto de partida da visitação dos políticos.

Eles vão fazer a inauguração do tráfego da pista Oeste do corredor da via. A cerimônia de abertura conta com a participação do prefeito do Recife, Geraldo Julio. Em seguida, o grupo visita o terminal de ônibus e metrô Cosme e Damião, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. O terminal é o principal meio para chegar à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Mais tarde, os políticos pretendem participar da cerimônia de formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que acontece no Centro de Convenções de Olinda. Durante a noite, Dilma e Lula são recebidos para o encontro estadual do PT de Pernambuco, em uma casa de eventos na Zona Norte. O governador João Lyra Neto (PSB) participa dos três eventos.

Após a reunião, o senador Armando Monteiro (PTB) recebe o grupo para um jantar em sua residência. Segundo o Senador Humberto Costa (PT), Dilma e Lula devem anunciar o apoio a Armando Monteiro para candidatura ao Governo do Estado e ao deputado federal João Paulo (PT) para candidatura ao Senado Federal.

No total, oito agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e 40 arte-educadores ficam responsáveis por orientar os motoristas que vão circular pelo local. Já no começo, a Via Mangue funciona com fiscalização eletrônica de velocidade, que pode chegar até 60 km/h. O monitoramento será realizado por seis câmeras distribuídas ao longo dos 4,5 quilômetros do percurso.

A abertura será feita em três etapas. Na primeira está inclusa a Ponte Estaiada, o alargamento de duas faixas na Ponte Paulo Guerra, a Ponte do Encanta Moça, a via elevada, o trecho do aeroclube e os viadutos sobre a Rua Antônio Falcão. O investimento total da obra foi de R$ 431 milhões, uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo Federal.

Apesar do secretário de Mobilidade Urbana, João Braga, ressaltar que a obra estaria defasada antes mesmo de ser inaugurada, a expectativa é que em torno de 49% do tráfego de automóveis que circulam na Avenida Domingos Ferreira migrem para a Via Mangue. Numa tentativa de minimizar os problemas de engarrafamento no novo percurso, a prefeitura contratou uma empresa especializada em engenharia de tráfego para fazer um plano de reestruturação do tráfego da Zona Sul. Com 11 simulações de cenários de trânsito intenso e engarrafamentos, algumas mudanças foram tomadas, como a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na Domingos Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *