Dilma vai ao ES sobrevoar áreas afetadas pela chuva, diz assessoria
A presidente deve chegar ao estado às 9h desta terça-feira.
Mais de 40 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.
A presidente Dilma Rousseff deve chegar ao Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (24), para fazer um sobrevoo em áreas de risco por conta das chuvas que atingem o estado nos últimos sete dias. Uma equipe do governo federal vai chegar por volta das 19h, desta segunda-feira (23). Além do sobrevoo, a agenda também prevê reunião com o governador Renato Casagrande e outras autoridades locais. As informações são da assessoria da presidente, em Brasília, e foram passadas, por telefone, ao G1, no Espírito Santo. Esta é a primeira vez que a Dilma vem ao Espírito Santo depois de eleita.
As chuvas que atingiram o Espírito Santo no fim de semana deixaram ao menos 40 mil pessoas fora de suas casas, informou a Defesa Civil Estadual. Seis pessoas morreram e 45 ficaram feridas. Dos 78 municípios do estado, 45 foram afetados pela chuva. De domingo para segunda, choveu 130 mm, informou o órgão. O governo decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas por desastres.
A previsão é que Dilma chegue a Vitória às 9h30 e retorne por volta das 13h. Também está prevista a presença do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira.
De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Espírito Santo, a presidente deve chegar ao aeroporto de Vitória e, de lá, sobrevoar a Região Metropolitana da cidade acompanhada do governador Renato Casagrande. Eles seguirão para Santa Leopoldina, um dos municípios mais afetados pela chuva e, se o tempo permitir, poderão pousar.
Em seguida, os dois retornarão a Vitória, onde deve haver reunião com autoridades locais, ainda não confirmada. Após o encontro, está prevista uma declaração à imprensa, em local a ser definido pela segurança do estado.
No início da noite desta segunda-feira (23), Dilma escreveu em seu Twitter sobre a ajuda federal já enviada ao Espírito Santo e sobre sua viagem ao estado. “Embarco amanhã para o Espírito Santo para avaliar como poderemos ajudar ainda mais. #ChuvanoES”, escreveu.
Segundo a presidente, foram enviados kits emergência, com medicação e utensílios para dormitório, higiene e limpeza. Além disso, escreveu ela no microblog, foram disponibilizados 2 helicópteros e 10 veículos com capacidade de carga de cinco toneladas. Ela relatou ainda que há uma equipe de engenharia da Defesa Civil instalando pontes, além de 80 homens da Força Nacional e quatro geólogos. “Estamos mobilizados, junto com todo o Brasil, p/ ajudar os mais de 40 mil desabrigados pela #ChuvanoES”, postou na rede social.
Do G1