Dirceu, Delúbio e Genoíno seguirão para semi-aberto
A Justiça do Distrito Federal decidiu na tarde desta segunda-feira (18) que José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares serão transferidos do Complexo Penitenciário da Papuda ao CPP (Centro de Progressão Penitenciária), estabelecimento prisional destinado ao regime semiaberto.
Na sexta, feriado da Proclamação da República, o ministro Joaquim Barbosa expediu os mandados poucas horas após certificar o fim do processo contra Dirceu, Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
No dia seguinte, após a maioria fazer périplo aéreo, os três petistas e outros seis homens condenados no julgamento do mensalão foram levados para a pequena da Papuda sobre o controle da Polícia Federal.
Segundo a Folha de São Paulo apurou, os três podem ser transferidos ainda nesta segunda. Entre os condenados do mensalão, Dirceu, Genoíno e Delúbio têm direito a começar a cumprir as penas no regime semiaberto. Condenados por dois crimes –formação de quadrilha e corrupção ativa– eles recorreram em relação a decisão de quadrilha e ainda podem ter a pena alterada.