Eleito vice-presidente do Cimpajeú, Guga Lins destaca a importância do Consórcio para os municípios – Veja este e outros destaques no Rádio Vivo desta sexta-feira (06)

Eleito vice-presidente do Cimpajeú, Guga Lins destaca a importância do Consórcio para os municípios

Guga-Lins

Eleito vice-presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), o prefeito de Sertânia, Guga Lins, afirmou que as parcerias por meio do Cimpajeú fortalecem os municípios para o enfrentamento de problemas comuns que ganha ainda maior importância neste momento em que a crise econômica já mostrou reflexos sobre a arrecadação.

“O consórcio está se consolidando como importante instrumento de gestão por permitir o encaminhamento de soluções conjuntas para problemas que extrapolam os limites municipais. Não é possível um município resolver de forma individual, por exemplo, a destinação do lixo urbano”, comentou o prefeito.

[divider]

Prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, é o novo presidente do Cimpajeú

Nova mesa diretora do Cimpajeú. Foto: Evandro Lira.
Nova mesa diretora do Cimpajeú. Foto: Evandro Lira.

O Prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, é o novo coordenador do Cimpajeú. Depois de uma disputa interna com o colega de Sertânia Guga Lins, houve um acordo e a composição de chapa única, sem racha entre os gestores.

Antes da reunião começar, os dois prefeitos sinalizaram interesse em disputar a presidência do órgão. Guga, entretanto, já havia sinalizado que não queria bater chapa com o colega de Tuparetama. Mas a indefinição tomou parte da reunião. Ao final, Guga aceitou a vice na nova composição do Cimpajeú.

A composição do Consórcio tem Dêva Pessoa (Presidente), Guga Lins (vice) e Francisco Dessoles (Secretário). Como coordenadores de área Romério Guimarães (Alto Pajeú), Zé Mário (Médio Pajeú) e Luciano Duque (Baixo Pajeú).

O encontro teve boa participação dos prefeitos. “O desafio é imenso. Estou pedindo a ajuda de Guga Lins, de Luciano Duque, Patriota, Luciano Torres e demais colegas para trazer ações para qualidade ao Cimpajeú. Temos que debater e ajudar em temas como a Lei de Responsabilidade Fiscal, desoneração da folha, educação, saúde e assistência social”, adiantou o novo Presidente.

O calendário das próximas reuniões traz dia 13 encontro com secretários de Educação e Saúde. Dia 17 os gestores sentam para condensar um documento com pauta da região ao Todos Por Pernambuco. A informação é do Blog do Nill.

[divider]

Fórum de Mulheres do Pajeú promove série de atividades alusivas ao Oito de Março

Foto: Juliana Lima
Foto: Juliana Lima

Composto pelas organizações de mulheres e de apoio às lutas feministas, o Fórum de Mulheres do Pajeú promove uma série de atividades alusivas ao Oito de Março, Dia Internacional da Mulher, que este ano será comemorado no próximo domingo. As atividades acontecem durante todo o mês de março, com oficinas, seminários, palestras em escolas sobre gênero e violência contra as mulheres, apresentação de filmes temáticos dentro do Projeto Cine Clube Alternativo São José, Observatório Feminista, vigília e roda de diálogo.

Iniciada no último dia 27 de fevereiro em Afogados da Ingazeira, a programação tem continuidade nesta sexta-feira (06), a partir das 08h, no Espaço Benvirá do Grupo Mulher Maravilha, com Observatório Feminista do Pajeú acerca do quantitativo de mulheres assassinadas nos últimos anos na região; às 15h, Roda de Diálogo acerca da ameaça de retrocesso dos direitos das mulheres conquistados nacionalmente e, por último, a partir das 17h, Vigília pelo Fim da Violência contra as mulheres, com alusão aos casos identificados no Observatório Feminista, saindo do Grupo Mulher Maravilha em direção à Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

Na segunda-feira (09), haverá o II Seminário do Núcleo de Estudos de Gênero (NEG), da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, com o tema: Violências Visíveis e Invisíveis contra a Mulher, no auditório da Aedai/Fafopai, a partir das 19h; na terça-feira (10), Seminário sobre Violência Contra a Mulher e Marcha das Margaridas com mulheres rurais no STR de Afogados da Ingazeira; do dia 11 ao dia 13, Oficina Territorial da Chamada de ATER e Agroecologia, com o tema: Feminismo e Agroecologia, facilitado pela Casa da Mulher do Nordeste, com apoio do Centro Sabiá, CECOR, Diaconia e ADESSU, e participação de 20 cidades do Sertão Central e do Pajeú, em São José do Egito; e, por último, no dia 22, Mutirão de Cidadania “Chamados para Servir”, atividade realizada todos os anos pela Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF), da Igreja Presbiteriana do Brasil, junto a Diaconia.

A programação ainda inclui o lançamento de implantação da Coordenadoria da Mulher de Afogados da Ingazeira, que deve acontecer até o final do mês.

[divider]

Morte de Gisa Mouratto comove afogadenses

giza_morato

Foi confirmada ontem a morte da jovem Doragisa Morato, 29 anos, que lutava contra as consequências de um acidente que aconteceu no dia 09 de novembro do ano passado. A luta de Gisa Morato pela vida comoveu a todos e começou após o acidente registrado naquela data.

Gisa estava no carro que se envolveu em um acidente na PE 292, próximo ao sitio Gangorra, zona rural de Afogados da Ingazeira. Na data, a PM informara que um veículo Monza branco que seguia no sentido Iguaracy-Afogados da Ingazeira, guiado por um jovem de 21 anos perdeu o controle após entrar em uma curva. Com Cidraque Júnior, que guiava o carro, estavam Doragisa e Caroline Marques Liberal. Todos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

Com lesão mais grave no braço direito, Gisa foi encaminhada ao Recife. Começava ali uma luta pela vida que comoveu a todos. Acometida de uma infecção no local da lesão, Gisa passou por alguns procedimentos e avançado tratamento para conter a doença.

A amputação de parte do braço direito, noticiada há dias, para muitos seria o fim do drama e o início de uma luta por adaptação à nova vida. Mas infelizmente, o procedimento não representou o fim da infecção. Gisa passou por outros procedimentos no Hospital da Restauração, mas foi vencida pela doença nesta quinta-feira.

Da internação até hoje, muitas foram as correntes de oração em redes sociais e presenciais, que certamente não foram em vão. Vão ajudar a encaminhá-la para mais perto de Deus. Gisa deixa uma filha.

[divider]

Prefeito de Tabira e equipe técnica tentam destravar projetos de infraestrutura na CEF

IMG-20150305-WA0018-1024x576

O prefeito de Tabira Sebastião Dias, esteve na Caixa Econômica Federal, na Gerência de Desenvolvimento Urbano – Engenharia de Caruaru, acompanhado da equipe técnica do município. Estiveram acompanhando o gestor, técnicos da Secretária de Planejamento para destravar convênios do Ministério das Cidades para recapeamento asfáltico e pavimentação em paralelepípedo nas diversas ruas do município.

Segundo os engenheiros técnicos da Caixa Econômica Federal os municípios conveniados terão que obedecer às novas adequações exigidas pelo órgão concedente. Depois da análise dos projetos serão liberados os recursos para inicialização das obras.

O prefeito Sebastião Dias solicitou de sua equipe e do setor de engenharia da CEF que acelerem o processo em andamento. São  recursos fruto de emendas parlamentares de Armando Monteiro, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Queremos esses recursos aplicados o quanto antes, pois, já existe defasagem de preços da matéria prima”, concluiu o prefeito tabirense.

[divider]

TCE julga irregular gestão da folha do ex-prefeito Albérico Rocha em Auditoria Especial

Alberico Rocha

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular nesta quinta-feira (5) Auditoria Especial realizada na Prefeitura de Iguaracy com relação a folha de pagamento durante a gestão do ex-prefeito Albérico Rocha no período de janeiro 2009 a maio 2010.

O relator foi o Conselheiro João Carneiro Campos. O processo tem o número  11050664. A Auditoria Especial realizada na Prefeitura Municipal de Iguaracy, analisou folha de pagamento, “tendo como interessado o Sr. Albérico Messias da Rocha, Prefeito do citado município”. Segundo relatório da decisão foi analisada a folha no período de janeiro de 2009 a maio de 2010.

O julgamento da Primeira Câmara desta Corte de Contas, que determinou a irregularidade, aconteceu por unanimidade. A informação é do Afogados On Line.

[divider]

Prefeitura de Afogados desassoreia barragens em quatro comunidades rurais

Carnaúba dos vaqueiros

Aproveitando a estiagem, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira vem cumprindo um extenso cronograma de limpeza de barragens e açudes comunitários com o objetivo de ampliar a capacidade de armazenamento d’água destes reservatórios.

Após limpar a barragem dos Valdivinos, no Poço de Pedra, a equipe da Secretaria de Agricultura concluiu a limpeza dos açudes comunitários das comunidades rurais da Carnaúba dos Vaqueiros, Minador de dois riachos, Carnaúba dos Santos e Sítio Barreiros. Nas quatro comunidades foram beneficiadas 116 famílias e retiradas mais de 300 caçambas de terra, pedra e entulhos.

[divider]

Agricultoras comemoram o Dia Internacional das Mulheres em Flores

imagem_8_8830

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Flores irá realizar uma assembleia ordinária no próximo dia 11/03, das 06h às 09h, na sede do sindicato.

A festividade reunirá amostra de produtos agroecológicos, peças artesanais e comidas típicas produzidas pelas agricultoras. Depois das 09h, começará a assembleia, que traz como pauta: “Marcha das Margaridas 2015”. A palestra será ministrada por Antônio Filho, assessor da Federação Trabalhadores do Estado de Pernambuco (Fetape).

De acordo com Maria Bernadete Barbosa, Secretária de Formação e Organização do STTR de Flores, que também exerce um trabalho específico com as mulheres do município, o momento é de reflexão e discursão sobre politicas públicas voltadas para a mulher. Parceiros do evento, o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor),  reafirma o compromisso da Instituição em fortalecer laços com os sindicatos que lutam a favor das causas sociais. “O momento é de reflexão e interação com as mulheres fortes do nosso Semiárido.

Aproveitamos o momento para parabenizar  todas as guerreiras agricultoras não só de Flores, mas do Brasil!”, disse o coordenador de Articulação do Cecor, Manoel Barbosa dos Anjos. Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, membros do Cecor e do Movimento de Mulheres Olga Benário, em parceira com a Secretaria Municipal da Mulher de Serra Talhada, vão ministrar oficinas em cinco escolas públicas do município, com o tema “Exposição midiática: Mais uma violência contra a Mulher”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *