Em Afogados, novos gestores escolares serão escolhidos pelo voto direto
Atendendo ao compromisso do Prefeito José Patriota em garantir a participação de toda a comunidade escolar na escolha das novas direções escolares, a Secretaria Municipal de Educação divulgou ontem (14) o calendário para eleição direta dos novos diretores, diretores-adjuntos (no caso de escolas com mais de quinhentos alunos) e Secretários das Escolas Municipais de Afogados da Ingazeira.
Os novos gestores serão escolhidos pelo voto direto da comunidade escolar, formada pelos estudantes matriculados na escola e com frequência comprovada, pais ou responsáveis, professores e demais servidores da educação que atuem na escola.
Todas as orientações referentes ao processo eletivo foram dadas pela Secretária Veratânia Moraes à comunidade escolar do município, reunida no cineteatro São José na tarde desta quarta-feira.
“Garantir a democracia participativa no processo de escolha dos gestores escolares é um passo fundamental para melhorar a qualidade do ensino, pois amplia o nível de responsabilidade de pais e alunos com esse mesmo ensino”, avaliou a Secretária de Educação.
A seleção contará com três etapas distintas. A primeira constará da aplicação de uma prova sobre gestão escolar, com o objetivo de avaliar a real capacidade do candidato para exercer a função pleiteada. A segunda etapa será a eleição propriamente dita, envolvendo os candidatos que tiverem passado pela primeira fase. A terceira e última, será a capacitação dos novos gestores.
Confira o calendário:
INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO
19 a 23 de outubro
Local: Secretaria Municipal de Educação – 8h às 13h.
Data da Prova Escrita: 18 de novembro
Local: Prédio da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira
Horário: 8h às 12h
Divulgação do Resultado: 23 de novembro
INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO ELETIVO
24 a 26 de novembro
Eleição: 30 de novembro (em cada escola)
CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS ELEITAS
07 a 11 de dezembro
POSSE DOS ELEITOS
17 de dezembro
O que vai rolar de negociatas nos bastidores dessa “eleição” nem Amaro Dedão seria capaz de contar.