Em Jaboatão, setores de quatro supermercados são interditados
Produtos expostos tinham validade diferente da indicada por fabricante.
Somente neste ano, já são 14 estabelecimentos interditados parcialmente.
Quatro supermercados em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tiveram o setor de embutidos interditado, nesta sexta-feira (14), após fiscalização da Vigilância Sanitária e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Um deles teve ainda o setor de frios interditado também. Ao todo, 14 estabelecimentos já sofreram interdições neste ano devido a irregularidades. Os setores ficam fechados por cinco dias para regularização e recebem multa de R$ 10 mil, cada.
De acordo com o Procon, foram encontrados 75 quilos de alimentos vencidos no supermercado IBS que fica no conjunto Dom Hélder Câmara, sendo o setor de embutidos – que vende itens como bacon, calabresa e paio – interditado. De acordo com um funcionário, que preferiu não ser identificado, o problema foi com as etiquetas – o fabricante orientava consumo em até cinco dias após aberto, como prazo de validade, mas, devido a um erro de digitação, os produtos indicavam seis dias.
No supermercado Trevo, em Candeias, foram 18 quilos de alimentos vencidos – todos com prazos de validade maiores que os indicados pelo fabricante para produtos abertos, segundo o Procon. Procurado pelo G1, os responsáveis pelo supermercado informaram que não iriam se manifestar sobre o assunto.
Também em Dom Hélder, foram encontrados 38 quilos de produtos com validade adulterada e embalagens sem identificação no supermercado Pernambucano. No Sempre Bom, de Barra de Jangada, foram 28 quilos de alimentos sem data de validade e sem identificação do fabricante. “Tinha muitos produtos no Sempre Bom expostos sem nenhuma informação, sem validade no setor de embutidos”, explica a gerente jurídica do Procon de Jaboatão, Renata Carvalho. Até o momento de publicação desta reportagem, os responsáveis por esses estabelecimentos não foram localizados.
Renata afirma ainda que os problemas com validade têm sido o principal motivo de interdição de setores nos supermercados no município. “Isso tem sido o foco das nossas fiscalizações e o motivo principal das nossas interdições. Essa prática já vinha acontecendo, tínhamos orientado varias vezes. A autuação e aplicação de multa não estava resolvendo”, detalha.
Para solicitar o serviço do Procon de Jaboatão dos Guararapes, o consumidor deve entrar em contato pelos números (81) 3476.2951 e (81) 3476.2912. A sede do órgão está localizada na Rua Emiliano Ribeiro, nº 389, em Piedade e as equipes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Do G1