Em missa em homenagem a Eduardo Campos, Paulo Câmara e Geraldo Julio relembram padrinho político

Do blog do Jamildo

A missa da noite desta segunda-feira (1º) da festa no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, homenageou o escritor Ariano Suassuna, que faleceu em julho, e os sete mortos no acidente que vitimou o ex-governador Eduardo Campos (PSB), no mês seguinte. Após a bênção, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o governador eleito em Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foram convidados pelo pároco, José Roberto França, a subir ao altar. Em falas curtas, lembraram Eduardo, a quem chamam de “grande líder”.

Afilhados políticos do socialista, ambos afirmaram ter uma responsabilidade de “continuar a obra iniciada por Eduardo”, governador do Estado de 2010 até este ano, quando deixou o Palácio do Campo das Princesas para se lançar candidato a presidente da República. Campos morreu em acidente aéreo em plena campanha.

“Vou seguir fazendo como ele me ensinou a fazer”, disse Paulo Câmara, acrescentando que seria através do diálogo para conseguir a paz, um discurso recorrente de Eduardo em vida. A fala seguiu o que Geraldo Julio havia dito antes.

Foto: Blog do Jamildo
Foto: Blog do Jamildo

Durante a celebração, o bispo dom Gabrieli Marchesi, que conduziu a missa, havia afirmado que “um político verdadeiro não é um político verdadeiro se não sabe oferecer os caminhos de paz”.

Além de Paulo Câmara e Geraldo Julio, a família Campos acompanhou a missa na primeira fileira da igreja. A mãe de Eduardo, a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes, mantinha a postura fragilizada que demonstrou desde a morte do socialista e chorou. Filho de Eduardo e aposta do PSB para seguir os passos do pai, João Campos fez a primeira leitura da missa.

Foto: Blog do Jamildo
Foto: Blog do Jamildo

O ex-petista Josenildo Sinésio foi chamado pelo padre para contar aos fiéis como Eduardo Campos teria contribuído com a construção da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O ex-vereador contou que, em março de 2007, estava em reunião com o ex-governador para abordar a política municipal e mostrou o projeto para a igreja. Segundo Josenildo, ele “pediu ajuda dos amigos” para a obra. A promessa agora é de Geraldo: de ajudar – segundo ele, sem dinheiro público – a restaurar a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

GOVERNO DE PERNAMBUCO – Em entrevista antes da celebração, Paulo Câmara voltou a dizer que tentará marcar um encontro ainda em janeiro com a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) para conversar sobre obras para o Estado. Sem adiantar quais serão os serviços em pauta, afirmou apenas que deverá abordar as estradas e a questão hídrica. O socialista ainda voltou a dizer que deverá diminuir o número de secretarias no se governo, mas negou que, para isso, irá criar uma super pasta. “A máquina já foi enxuta em 2013″, afirmou, em relação às mudanças feitas ainda por Eduardo Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *