Em nota diretora do HREC rebate críticas do prefeito de Iguaracy
Em resposta as duras criticas feitas pelo prefeito de Iguracy, em relação ao trato humano e ao atendimento dispensados no HREC para com pacientes de outros municípios, a diretora do hospital, Viviane Vasconcelos enviou uma nota à imprensa onde rebate as críticas e fala sobre o atendimento na unidade. Leia abaixo a nota na íntegra:
Diante do pronunciamento do Sr. Francisco Dessoles, informamos que não possuímos nenhuma queixa formalizada por usuários ou representantes do Executivo e / ou Legislativo no que se refere à queixa ao mau atendimento por parte dos funcionários do Hospital Regional Emília Câmara. Mesmo assim, diante da queixa de maus tratos, a direção da unidade junto com os responsáveis pelos setores se compromete em apurar os fatos, não pactuando com esse tipo de conduta, pois o nosso trabalho é sempre com foco na humanização na assistência ao paciente. Inclusive recentemente houve capacitação para profissionais do HREC em parceria com a X GERES com tema “Humanização na Assistência ao Paciente”. Aproveitando para divulgar o número da Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde (0800-2862828) para denúncias, esclarecimentos e elogios, pois é através dos usuários do SUS que avaliamos a qualidade dos nossos serviços.
Entendemos que o papel do HREC é em atender demandas de média complexidade, os quais não são resolvidos pela atenção básica. Estamos implantando o Projeto ACCR (acolhimento com classificação de risco) para priorizar o atendimento do paciente na unidade, (incentivo do Humaniza SUS) inclusive com inicio na 3ª semana no dia 14 de Abril, para priorizar as demandas da emergência, se planejando para a vinda do SAMU, com foco nas emergências.
Quanto ao fato da criança encaminhada para HR direto de Iguaracy, informamos que a criança nem sequer deu entrada em nossa unidade, e que a situação segundo informações é de que a menor necessitava de avaliação de neurologista (o que significa alta complexidade), e que inclusive da gravidade da situação a médica acompanhou a criança, Médica esta que também é concursada pela SES e atua aqui no HREC. De acordo com o fluxo da regulação não havia necessidade do atendimento aqui por necessitar de encaminhamento direto para Recife, o que seria perda de tempo vindo até o HREC.
Considerando que somos referencia para a região da Xª GERES na maternidade de risco habitual, e que os números mostram a quantidade de partos realizados em nossa unidade, relatamos que só no mês de março (realizamos 130 partos), entre partos normais e cesarianos, atingindo a meta proposta pela SES, diante de nossa capacidade institucional de 120 partos/mês, porém há casos de gestantes que os partos são considerados de alto risco e tem que ser encaminhado para a referência, não possuímos em nossas instalações berçários de alto risco e nem UTI neonatal.
Média de atendimento na unidade no mês de março:
• Partos -130
• Atendimento geral emergência- 2.420
• Atendimento pediátrico emergencial- 996
• Atendimento Obstetra emergencial- 227
• Cirurgias emergência-79
• Cirurgias geral- 61
• Cirurgias trauma-20
Sabemos que há muito que fazer, porém a SES vem se preocupando em fortalecer e estruturar os hospitais regionais do interior para que se diminua o número de transferências para a capital, a exemplo disso tivemos a convocação através de seleção de concurso de 04 ortopedistas / 02 cirurgiões geral / 03 pediatras / 02 obstetra / 06 clínicos gerais, além da implantação do serviço fisioterapêutico para pacientes internados, climatização do repouso da emergência, aquisição de materiais e equipamentos (inclusive de sistema de câmera de segurança para monitorar o atendimento da unidade), climatização das observações emergenciais, organização do fluxo de atendimento da emergência. Desde já nos colocamos a disposição para o que se fizer necessário para o bom atendimento da população.
Atenciosamente,
Viviane M. S. Vasconcelos Zuza
Gestora do HREC
Afogados da Ingazeira, 04 de abril de 2014