Em PE, estudo revela estratégias de empresas para atrair funcionários

Formação de talentos supre falta de qualificação, aponta Amcham.

Aumento salarial também foi medida tomada por 22% dos entrevistados.

Muitas empresas em Pernambuco estão com dificuldade para encontrar funcionários qualificados. Uma pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) constatou que 57% das 94 empresas pesquisadas vêm investindo na formação de talentos para enfrentar a concorrência do mercado.

Ainda de acordo com o levantamento, 22% das empresas resolveram aumentar os salários para segurar os empregados. “As empresas também estão tendo dificuldade na retenção dos talentos, por isso estão fazendo parceiras com universidades, focando em pacotes salariais agressivos e em treinamento”, explicou a gerente da Câmara Americana de Comércio, Alessandra Andrade.

O consultor em Recursos Humanos Carlos Alberto Valença disse que para enfrentar a concorrência, a única saída para as empresas está na capacitação dos profissionais. “As saídas que as empresas encontram é capacitar e treinar a mão-de-obra, simplificar processos e investir em tecnologias. Historicamente, na área de TI [tecnologia da informação] sempre faltou mão-de-obra, mas também faltam profissionais na indústria, serviços, na área de saúde, construção e outras”, disse.

A gerente de Recursos Humanos de uma metalúrgica, Adriana Cavalcanti, contou que a empresa tem feito um esforço para qualificar o pessoal e reter talentos. “Atrair pessoas e retê-las mexeu bastante no programa e no projeto de remuneração atual, não só de salários como benefícios. Buscamos o Sistema S para customizar cursos específicos e fomos buscar mão-de-obra em Rio Formoso [Mata Sul] para capacitar o setor operacional, que era um grande foco de perda de pessoas”, detalhou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *