Em procissão, devotos de São José sobem em monte para pedir chuva no Sertão de Pernambuco
Do G1 Petrolina
Devotos de São José subiram pela primeira vez no monte Orebe em Dormentes para pedir chuva para o Sertão Pernambucano. A procissão é uma prova de fé e de resistência. São duzentos metros de altura até o ponto mais alto do monte. As pedras e o sol escaldante do Sertão dificultam a caminhada.
“A gente sobe movidos pela fé. É como a gente escuta muito e vivência né que a fé move montanhas. às vezes a gente pensa eu não vou conseguir mas movidos pela fé a gente consegue fazer esse percurso. E quando a gente pede com fé nossos pedidos são atendidos”, explicou a agricultora Josina Iraci de Menezes.
Este ano quase não choveu em Dormentes e os agricultores estão sofrendo com a estiagem. Com a falta de chuva, quem plantou feijão e milho pode perder toda a plantação. É o caso de seu Cícero que corre o risco de perder todo o feijão que plantou em fevereiro. “Por isso que eu tô fazendo esse sacrifício, subindo o monte com 71 anos confiando em Deus e em São José”.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), dos 39 reservatórios do Sertão de Pernambuco, 12 estão em colapso, com menos de 3% do volume útil. 119 dos 185 municípios pernambucanos estão em situação de emergência por causa da seca que já dura oito anos consecutivos. E 1 milhão e 600 mil pessoas em todo o estado são afetadas com a estiagem.
Na chegada ao ponto alto do monte Orebe, a recompensa é uma visão privilegiada da Caatinga e a sensação de fé renovada. O agricultor Cícero tem certeza que São José vai mandar chuva para os sertanejos. “Vai ter fartura, se Deus quiser. Vamos se apegar com Deus e São José”, revelou.