Exigência da ACC para cinquentinhas será prorrogada para junho
Shineray e associação nacional de usuários pediram o adiamento da obrigatoriedade do documento ao Denatran, em Brasília
Do Diário de Pernambuco
A data para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) será prorrogada para junho. A informação foi confirmada pelo diretor presidente da Shineray, Paulo Perez. A montadora, juntamente com Associação Nacional dos Usuário de Ciclomotor (ANUC), enviou um ofício parar o Denatran, em Brasília, pedindo o adiamento da obrigatoriedade do documento. A assessoria de imprensa do Detran-PE disse que o orgão só fala sobre o tema a partir da publicação.
De acordo com Perez, nenhum Centro de Formação de Condutores, nem o Detran ainda estão aptos para liberarem a ACC, por esse motivo o ofício foi enviado. “Seria injusto o condutor ter até fevereiro para retirar a documentação quando nenhum CFC nem o Detran estão fazendo aulas práticas e teóricas para esse tipo de habilitação”, adiantou ao Diario.
Agora, a partir de junho, o motociclista flagrado sem a documentação terá que pagar uma multa que pode chegar a R$ 574,62, (infração gravíssima). Ainda precisará acionar um condutor habilitado para resgatar a moto, caso contrário, o veículo será apreendido.