Explosão deixa quatro bacamarteiros e uma mulher feridos
Dois homens estão no Hospital da Restauração, com quadro grave.
Faísca de fogos de artifício teria provocado o acidente.
Quatro integrantes do grupo Bacamarteiros Mandacaru de Abreu e Lima, da Região Metropolitana do Recife, e a mulher de um deles sofreram queimaduras durante uma explosão da caixa onde estavam os cartuchos de pólvora que usavam para as apresentações. Os bacamarteiros estavam na sede do grupo, comemorando a véspera do São João, na noite de segunda-feira (23), quando alguém soltou fogos de artifício e faíscas atingiram o depósito de pólvora, provocando a explosão.
A mulher e dois homens foram levados para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde permanecem internados, com estado de saúde estável. Dois homens foram transferidos para o Hospital da Restauração, com queimaduras graves por todo o corpo. “Eles queimaram face, tronco, membros inferiores e superiores.
Um deles me contou que a roupa que usava desapareceu, se desintegrou. Embora seja uma explosão rápida, provoca uma queimadura de um nível de temperatura muito alto”, afirmou o diretor do setor queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto. As vítimas tiveram queimaduras de 2º e 3º graus, estão conscientes e com respiração espontânea, mas são considerados pacientes em estado grave.
De acordo com o médico, o centro de tratamento de queimados da unidade recebeu 13 pessoas de ontem para hoje, com queimaduras provocadas por fogos de artifício ou fogueiras, sendo a maioria formada por crianças.