Fluminense supera ‘fortaleza’ do América-MG e vence na estreia do Brasileiro
O técnico Givanildo Oliveira tinha estipulado como meta para o América-MG o aproveitamento de 100% dos pontos nos jogos em casa pelo Campeonato Brasileiro, mas não contava com o Fluminense de Levir Culpi. No duelo entre as equipes, no estádio Independência, em Belo Horizonte, neste domingo, o time carioca levou a melhor e triunfou por 1 a 0.
Apesar do placar magro, a equipe tricolor criou boas oportunidades de gol e poderia ter alcançado uma contagem maior não fossem as defesas do goleiro João Ricardo.
A expectativa de Givanildo de Oliveira tinha justificativa. O América-MG estava invicto em casa desde setembro do ano passado. Foram 17 jogos, com 14 vitórias e três empates.
Mas diante da equipe carioca não houve a pressão costumeira da equipe. Nem mesmo a torcida local compareceu em bom número, deixando o estádio esvaziado.
O gol fluminense foi marcado pelo atacante Fred ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, após uma jogada que teve participação dos outros dois nomes do ataque tricolor: Osvaldo e Richarlison, responsáveis pelas principais jogadas ofensivas do time.
Foi o tento de número 171 de Fred no Fluminense, que arranca bem no campeonato com uma vitória como visitante – apenas o São Paulo obteve esse feito na rodada.
A disputa nos 45 minutos iniciais foi marcado pela forte marcação e pelas poucas chances de finalização dos clubes. Foram apenas oito chutes certos.
O Fluminense teve mais iniciativa, trocou mais passes e procurou mais o gol adversário.
O trio ofensivo com Richarlison, Osvaldo e Fred funcionou bem, mas as finalizações não estavam achando o alvo até os 38 minutos do primeiro tempo.
Foi quando o América-MG cometeu um erro na saída de bola da defesa para o ataque. Osvaldo roubou a bola na intermediária e chutou com força no gol. O goleiro João Ricardo espalmou, mas a bola caiu nos pés de Richarlison, que ajeitou para Fred marcar.