Foi graças a uma dessas marchas a Brasília em defesa dos municípios que os prefeitos arrancaram de Lula uma quota-extra do FPM

Deu azar para os prefeitos, 80 dos quais de Pernambuco, que estão em Brasília participando da 18ª marcha em defesa dos municípios, a data escolhida para realização do evento.

Eles nunca voltam aos seus estados com as mãos abanando. Mas, desta vez, devido à gravidade da crise econômica que aflige também a União e os estados, é improvável que consigam alguma coisa de concreto.

Talvez alguma promessa do governo federal no sentido de celebrar parceiras com os entes municipais, porém de promessas eles estão fartos. Querem resultados palpáveis como o que obtiveram quando o ex-presidente Lula estava no governo: uma quota extra do FPM. Ou semelhante ao que arrancaram do Congresso em 2013: a aprovação de uma PEC que eleva em 1% nos próximos dois anos a parcela do Fundo de Participação que é repassada para os municípios. Todavia, se a viagem desta vez não foi produtiva, cancelar a marcha seria pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *