Gerente do Banco se mostra muito preocupado com estiagem da região. BNB oferece mais crédito.
Em entrevista ao programa Manhã Total desta terça-feira (22), Tomé Neto (gerente do Banco do Nordeste de Sertânia), esclareceu o plano do banco para regularização e aquisição de novo crédito para amenizar as causas da estiagem na região.
“A maior preocupação não é só renegociar e sim dar um novo crédito, mas a adesão está muito pouca, em uma reunião ontem tinha 150 pessoas, mas só uma aderiu”, afirmou.
Mesmo o banco estando com uma grande exposição na mídia com direito a comercial televisivo explicando como é o funcionamento do programa. Confira o que diz a Legislação sobre a renegociação e adoção de crédito novo :
Lei 12.844
- Contempla operações contratadas até 30/12/2006 e com valores até R$ 100.000,00, e de qualquer fonte de recursos. Os financiamentos serão recalculados até a presente data e será bonificado em até 85% para a liquidação das dívidas.
- Prazo: Até 30/12/2013 para a efetivação, lembrando que a adesão deverá acontecer num prazo que anteceda no mínimo de 08 dias antes do vencimento do prazo da Lei.
Linhas de crédito:
Pronaf Estiagem:
- Contempla todos os produtores rurais com DAP Variável válida;
- O valor do crédito poderá ser até R$ 12.000,00;
- Bônus de adimplência de 40%;
- Taxa de Juros: 1% ao ano.
Tomé falou também sobre a estiagem que vem cada vez mais preocupando o sertão de Pernambuco, “A estiagem está aumentando e a expectativa não é boa, em uma reunião em Sertânia, ficamos muito preocupados com a água no subsolo, que baixou em média cinco metros”.
Ouça abaixo, o áudio na integra da entrevista: