Governo de Tabira enxuga máquina com redução de despesas
O Governo de Tabira finaliza julho com ações de racionalização nas despesas correntes do Município. O decreto nº 022/2015, instituiu o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) que tem como meta racionalizar os gastos da máquina pública em R$ 600 mil reais até dezembro. A medida leva em consideração as situações econômicas e financeiras do País que apontam um cenário fiscal restritivo, com ausência de crescimento da economia brasileira.
O Decreto prevê diversas medidas de melhoria do gasto público por meio de uma atuação direta com os Secretários do Município, a fim de identificar, propor e implementar ações de economia. A coordenação fica por conta de um comitê gestor composto por representantes do Gabinete, Secretaria de Administração, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Relações Institucionais, Controle Interno e Procuradoria. Esse grupo acompanhará de forma detalhada as várias propostas de contingenciamento de recursos.
Entre as medidas do Executivo municipal está o desenvolvimento de propostas de economia em temas como: serviços de consultoria, diárias e passagens, manutenção da frota, combustível, locação de veículos, licenças de softwares, publicidade, entre outros.
PRINCIPAIS AÇÕES PROPOSTAS NO DECRETO:
- Redução nas consultorias;
- Corte na concessão de diárias, manutenção da frota, publicidade, entre outros temas;
- Corte nas gratificações, horas extras, plantões extras e licenças com ônus para o Município;
- Redução dos veículos locados;
- Redução dos prédios alugados;
- Redução dos custos para telefonia fixa e móvel;
- Fiscalização das despesas de pessoal;
- Regras mais rígidas para o crescimento e o incremento de despesas;
- Redução nas despesas de água e energia elétrica; Redução no consumo de combustível.