Governo deve entregar nesta segunda o 1º viaduto para a Copa em Cuiabá
Foram gastos R$ 18,9 milhões na construção do viaduto do Despraiado.
Solenidade de inauguração está prevista para a noite desta segunda-feira.
O primeiro viaduto coonstruído para a Copa de 2014 em Cuiabá deve ser entregue à população nesta segunda-feira (18). A inauguração oficial do viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, está prevista para as 19h30. Essa obra, orçada em R$ 18,9 milhões, foi prometida pelo governo como a primeira grande inauguração de projetos idealizados para a Copa, já teve a data de entrega adiada por várias vezes.
Essa é a primeira das seis obras de mobilidade urbana da Copa previstas para serem entregues neste mês. Além desse viaduto, devem ser entregues a duplicação e da trincheira da Rodovia Mário Andreazza, e os viadutos da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da MT-040.
O viaduto deverá servir à passagem dos cerca de nove mil veículos que trafegam pela região em horário de pico, segundo estimativas da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa). O elevado de 325 metros de comprimento e até nove de altura foi planejado para dar fluidez à Avenida Miguel Sutil, que antigamente fazia papel de perimetral da cidade e que, até hoje, constitui uma das principais vias no trânsito local.
A entrega do viaduto acontece após sucessivos descumprimentos de datas de conclusão da obra sob diversas alegações por parte do governo. O último prazo descumprido foi o de 24 de setembro, que se estendeu para até o dia 20 deste mês graças a um aditivo assinado pela Secopa com a empreiteira responsável devido a um “reajuste de cronograma”.
A entrega da construção inicialmente foi marcada para maio. Depois o governo informou que a estrutura só passaria efetivamente a servir ao trânsito na região da Avenida Miguel Sutil em julho. Em seguida, a data de entrega foi marcada para agosto. Naquele mês, entretanto, o secretário Maurício Guimarães, da Secopa, acabou admitindo que precisaria de mais dez dias para entregar o elevado.
Mesmo assim a obra não foi entregue dentro do tempo extra calculado pelo titular da Secopa – que, a partir de então, passou a não falar mais sobre prazos até a definição do próximo dia 20 ser publicada no Diário Oficial do Estado.
Do G1