Grêmio espanta fantasma, reverte a vantagem e elimina o Criciúma nos pênaltis
Valia a vaga para as oitavas de final, mas parecia que o título da Copa do Brasil estava em disputa mais uma vez no confronto entre Criciúma e Grêmio. O segundo jogo do confronto válido pela terceira fase, disputado nesta terça-feira, no estádio Heriberto Hulse, teve duas equipes buscando o gol do primeiro ao último minuto.
No tempo normal, deu Grêmio, que devolveu o 1 a 0 feito pelo Criciúma em Porto Alegre. Na decisão por pênaltis Grohe defendeu duas cobraças e deu a vitória ao time gaúcho por 4 a 3. Agora o Grêmio aguarda o sorteio que definirá o confronto das oitavas de final, quando os brasileiros que disputaram a Libertadores entram na disputa.
O primeiro tempo do jogo foi de muitas alternâncias de domínio. Apesar da vantagem conquistada no jogo da ida, o Criciúma aproveitava o começo de partida com muitos erros pelo lado gremista. O time da casa pressionava, mas não conseguia aproveitar.
O Grêmio se reencontrou e começou a crescer com o recuo do time catarinense, após a pressão inicial. Então, aos 22 minutos, veio a redenção de Pedro Rocha, responsável pelo gol sofrido em Porto Alegre. Luan foi à linha de fundo e cruzou para a segunda trave. Pedro Rocha errou o domínio, mas mandou a bola para o gol, empatando o confronto.
Após o gol, o Grêmio tentou aumentar a vantagem, mas o Criciúma voltou a igualar o jogo e começou a levar perigo para Marcelo Grohe.
Aos 32 minutos o goleiro gremista se atrapalhou com Giuliano e a bola sobrou para Fábio Ferreira chutar de primeira, da entrada da área, e levar perigo.
A melhor chance do Criciúma, no entanto, veio aos 40 minutos. Maicon Silva cruzou da direita e Galhardo tentou afastar de carrinho, mas acabou errando e mandando para trás. A bola caiu nos pés de Rodrigo, dentro da área e na cara de Grohe, mas o chute saiu por cima do gol.
O segundo tempo começou com as duas equipes mais uma vez buscando o ataque e o Grêmio teve a chance de ficar com uma mão na vaga aos 12 minutos. Douglas deu um belo passe para Luan, que ficou cara a cara com o goleiro Luiz, teve tempo de escolher o canto, mas acabou chutando em cima do goleiro.
Sete minutos depois foi a vez do Criciúma desperdiçar. Paulo Sérgio deu trabalho para Marcelo Grohe que rebateu. Geromel tentou afastar e a bola acabou sobrando para Rodrigo Andrade rola para Lucca que, com o gol aberto, isolou.
Aos 35 Guilherme Santos recebeu o segundo amarelo e o Criciúma ficou com um a menos e se encolheu.
O Grêmio tentou resolver a classificação sem os pênaltis e teve a chance com Braian Rodríguez, aos 42, que perdeu o gol dentro da pequena área.
A decisão foi para os pênaltis.
O Grêmio marcou com Maicon, Fernandinho e Galhardo, e tinha a vantagem depois da defesa de Marcelo Grohe na cobrança de Paulo Sérgio. Mas Luiz colocou o Criciúma na briga defendendo o pênalti de Braian Rodríguez. Douglas cobrou o quinto pênalti para o Grêmio debaixo de muitas vaias, mas converteu. O último a bater pelo lado dos donos da casa foi o goleiro Luiz, que parou nas mãos de Grohe.
O maior campeão da Copa do Brasil segue sonhando com o título de 2015.