Inteligência Criativa para geração de negócios da comunicação é tema do maior congresso de radiodifusão das regiões N/NE

Considerado um dos maiores congressos de radiodifusão do país, o Fala Norte/Nordeste 2017 traz a Fortaleza (CE) uma programação repleta de palestras, painéis, debates, workshops, além de uma feira de negócios, e o Prêmio Aboio de Comunicação, com inscrições abertas para profissionais e estudantes de comunicação. Promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), com apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap),  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e associações de radiodifusão estaduais, o evento incluirá a região Norte pela primeira vez, com o objetivo de compartilhar oportunidades e benefícios comuns às regiões e que proporcionem desenvolvimento. O tema principal do encontro é “Inteligência Criativa Para a Geração de Negócios da Comunicação”. Com inscrições abertas para profissionais e estudantes, o Fala N/NE acontecerá entre os dias 4 e 6 de setembro, na Fábrica de Negócios.

De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), os meios de comunicação são  acessados pela população em busca de notícias e entretenimento. A internet vem conquistando mercado e impulsionando novos negócios, redes sociais, e é também uma oportunidade de ampliação e fortalecimento para os veículos tradicionais. Entre os meios de comunicação mais acessados para se informar sobre o que acontece no Brasil, 63% indicaram a TV, 26% a Internet, 7% o Rádio e 3% os Jornais. É importante observar que dos 26% que acessam a informação através da internet, grande parte se alimenta nos sites dos veículos de comunicação tradicionais, que continuam sendo referência em credibilidade.

O Congresso de Radiodifusão debaterá essa e outras questões relativas aos novos cenários. “O Fala N/NE pretende pensar o conteúdo e a integração das diversas plataformas de forma inteligente e criativa para obter os melhores resultados na comunicação”, explica a presidente da Acert, Carmen Lúcia Dummar. “E vale ressaltar, precisamos pensar a radiodifusão de ponta a ponta, incluindo a entrega ao público do nosso produto. Objetivamente, precisamos definir a questão da recepção do FM no celular. Daqui a pouco teremos outras tecnologias, como as caixas inteligentes, para também inserir as emissoras. Não podemos perder mais tempo, temos que chegar juntos com as novas tecnologias. Ainda mais quando a migração precisa que a faixa estendida também tenha sua fatia de audiência.”

A audiência do rádio, segundo  pesquisa da Secom, ainda se dá predominantemente através dos aparelhos tradicionais (63% da população); seguido pelo celular (17% ), no carro (14%), aparelhos tipo MP3 player (4%) e no computador (2%). Outras pesquisas apontam que a população tem aumentado a confiança nos meios de comunicação tradicionais, o que aumenta a responsabilidade com o relato e a interpretação dos fatos e a construção de pautas que façam diferença para o desenvolvimento do país. Pesquisa realizada pela consultoria de relações públicas americana Edelman, mostra que a confiança na mídia cresceu globalmente de 45%, em 2015, para 47%, em 2016. No Brasil, o dado foi de 51% para 54%.

Em relação à credibilidade, uma das questões mais relevantes da atualidade será debatida no  painel “Fake News e a Era da Pós-Verdade”, no dia 05 de setembro com a participação do presidente da Abert, Paulo Tonet Camargo e convidados. Pela manhã acontecerão workshops diversos em torno de conteúdo e forma, novas mídias, serviços, softwares e equipamentos voltados para a radiodifusão e publicidade. Ainda nesta data, o tema “Migração, Desburocratização e Novidades da Radiodifusão”, será apresentado pelo Ministério das Comunicações e ANATEL, mediado pelo diretor jurídico da Abert, Cristiano Lobato. Encerrando o primeiro dia de discussões, o Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério de Fazenda, Mansueto Almeida, trará o tema “Perspectivas e Cenários para a Economia Brasileira”, um conhecimento importante para que empresários decidam os rumos de seus negócios baseados em informações relevantes.

Já no dia 06 de setembro, Henrique do Valle, brasileiro radicado nos EUA há mais de 10 anos, apresentará um panorama do rádio americano e perspectivas para o rádio brasileiro. “Nos EUA, o radio AM/FM é escutado por 93% da população.  O segundo maior faturamento de rádio, o da Kiss FM 102,7 de Los Angeles, chega a U$65,9 milhões anuais. A sustentabilidade dos negócios tem muito a ver com a segmentação do mercado. Se você quer um bom sushi, não vai num restaurante que oferece de tudo um pouco”, diz Henrique do Valle.  A “Gestão Voltada aos Negócios Empresariais”, será outro tema no encontro e será apresentado pelo Diretor Vice-Presidente de Investimentos e Controladoria e de Relações com Investidores do Grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano.

O Fala N/NE tem apoio dos Jornais O Povo, O Estado e Diário do Nordeste, ACI, Sindatel, Sindjornais, Sindjorce, Aceji, Sindradioce, Abert, Fenaert e Associações Estaduais de Radiodifusão; planejamento e organização da Result Promoções e Eventos; Casablanca Turismo como agência oficial; e conta ainda com o patrocínio da Dibra – Dias Branco Participações, Banco do Nordeste (BNB), Governo Federal, Governo do Estado do Ceará por meio da Casa Civil, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Sistema Verdes Mares e Sistema Jangadeiro.

Jornada Aboio de Comunicação – 3º Prêmio Aboio de Comunicação

Acontecendo paralelamente ao Fala N/NE, a Jornada Aboio de Comunicação trará 8 workshops que irão congregar as tendências e práticas de atividades inerentes ao fazer da Comunicação. As oficinas serão ministradas por profissionais reconhecidos. No dia 05 de setembro, o público poderá conferir os workshops de “Redação de Roteiros e Spots”, “Elementos de um Jingle Campeão”, “Programação de Rádio” e “Como Prospectar o Mercado”. Já no dia 06 de setembro, as oficinas serão  voltadas para “Planejamento de Mídia”, “A Utilização das Mídias Sociais na Radiodifusão”, “Jornalismo na Radiodifusão” e “Locução para Rádio e TV”.

Encerrando a programação, haverá a entrega do 3º Prêmio Aboio de Comunicação. A premiação reconhecerá as melhores peças de criação, produção e veiculação nas categorias jingle, spot, VT e campanha. As inscrições estão abertas para agências de publicidades e universitários, o regulamento completo pode ser baixado diretamente do site (falanortenordeste.com.br).

O Prêmio destacará as melhores campanhas e peças publicitárias veiculadas no período de 01/09/2015 e 30/07/2017. A criatividade é um dos principais critérios adotados para a premiação. “Acreditamos que a criatividade é a principal ferramenta para destacar uma marca e criar oportunidades mesmo em meio à crise. Essa criatividade merece ser estimulada e premiada”, explica Carmen. Esta edição contará também com uma versão para estudantes: o Desafio Aboio, uma competição em que os estudantes poderão criar uma campanha para uma das empresas patrocinadoras do evento, tudo sob a orientação de um diretor de criação do mercado. Os autores da melhor campanha ganharão um prêmio para colocar no portfólio.

Feira da Indústria da Radiodifusão

Aberta ao público, gratuitamente, a Feira da Indústria da Radiodifusão promoverá a exposição de produtos, equipamentos e serviços para o setor como um todo, trazendo empresas de todo o Brasil.  Até o momento confirmaram presença: Beaudio Informática, Biquad Tecnologia, Cadena Sistemas, MGE, Omega Sistemas, Playlist Soluções, RF Mídia, Teletronix, Orbisonic, Sinteck Sistemas Eletrônicos. Os visitantes poderão encontrar diversas soluções para gestão e automação de emissoras de rádio e TV.

Sobre a Acert

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – Acert, atua no Estado do Ceará há 40 anos e possui hoje 185 rádios e 12 TVs associadas em todo o Estado. Ao longo de sua história, a Acert tem cumprido com os seus objetivos, no sentido de integrar a radiodifusão na defesa dos princípios democráticos e da livre iniciativa, da liberdade de informação e programação. Anualmente, a Acert realiza em Fortaleza, o Congresso Cearense de Radiodifusão, com a participação de todas as emissoras associadas, debatendo com personalidades e convidados especiais os temas atuais da radiodifusão ligados às novas tecnologias, legislação, comercialização e marketing, e atuação dos órgãos públicos que trabalham junto ao setor.

A entidade também realiza encontros regionais, reunindo as emissoras para levara cursos para profissionais; difundir informações relevantes, como legislação eleitoral na época das eleições; ações executadas pela Acert;  debater temas do dia-a-dia e ouvir das emissoras sugestões de como atuar no crescimento do meio rádio no competitivo mercado de hoje. Em maio de 2000 foi criado o Escritório do Rádio para comercializar os espaços publicitários das emissoras do interior, interagindo com clientes e agências para facilitar a programação do rádio em seus planejamentos de mídia. A Cadeia Produtiva já realizou campanhas de valorização do meio, cursos de treinamento profissional, ações de marketing junto ao mercado anunciante, seminários com a participação de agências e grupo de mídia, entre outras.

Fala N/NE 2017

Quando: 04 a 06 de setembro

Local: Fábrica de Negócios

Programação:

04/09

15h às 17h – Credenciamento

20h – Solenidade de abertura

05 e 06/09

8h às 19h30 – Programação

Inscrições: www.falanortenordeste.com.br

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