Internet 4,5G já é realidade em Pernambuco
O pernambucano vai terminar o ano mais conectado. É que os últimos meses marcaram a expansão da tecnologia 4,5G no Estado – rede de internet móvel que oferece velocidades até dez vezes maiores que o 4G convencional sem nenhum custo adicional para o cliente. Tanto que cerca de 50 cidades pernambucanas já têm acesso à tecnologia.
Também chamado de 4G+, o 4,5G oferece mais velocidade de conexão porque agrega várias faixas de radiofrequência. “Ao combinar diferentes faixas, aumenta-se o tamanho da banda e, consequentemente, se ganha uma significativa melhoria na troca e volume de informações trafegadas”, explicou o gerente de engenharia da TIM, Homero Salum.
Por isso, o 4,5G só começou a ser implantado no Brasil após o desligamento do sinal analógico de televisão, que liberou a faixa de 700MHz para a telefonia. “Com isso, as teles passaram a agregar a ‘nova’ faixa ao sistema, evoluindo para o LTE Advanced – nome técnico do 4G+ ou 4,5G”, acrescentou Salum, destacando que a Tim foi uma das primeiras a disponibilizar a rede e, por isso, já oferece o 4,5G em 48 cidades de Pernambuco.
Com o sucesso da empreitada, as demais operadoras também passaram a investir no 4,5G. E, hoje, a tecnologia já é oferecida pelas principais teles do Estado. É que a Oi passou a oferecer o serviço neste fim de ano para fazer frente aos concorrentes, que, por sua vez, têm ampliado a abrangência do 4,5G.