Keila Costa e Andressa Oliveira obtêm índice olímpico no Troféu Brasil
A tarde desta sexta-feira trouxe bons resultados para o atletismo nacional em São Bernardo do Campo, palco do Troféu Brasil. No salto em distância, Keila Costa atingiu marca de 6,70 m, garantiu a medalha de ouro e os índices para o Pan-Americano de Toronto, para o Mundial de Pequim e para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Já no arremesso de disco, a paraibana Andressa Oliveira de Morais anotou 64,15 m, recorde do torneio, marca que também lhe garantiu passagem para os Jogos de 2016.
Focada no salto triplo, que ser disputado neste domingo, Keila ficou satisfeita com o resultado obtido em sua quarta tentativa. “Entrei muito animada na disputa do Troféu Brasil porque comecei bem o ano de 2015, sem lesão. Fiz uma preparação de cinco semanas nos Estados Unidos, onde participei de três competições para pegar ritmo. Agora estou bem segura e focada nos próximos eventos importantes”, declarou a atleta, medalhista de bronze no Mundial Indoor de Doha, no Catar, em 2010.
Andressa Oliveira, por sua vez, já havia conseguido arremessar para 63,14 m (o índice olímpico é 66 m), mas melhorou a marca nesta sexta-feira. Os 64,15 m anotados no Troféu Brasil, inclusive, quebraram recorde de Elisangela Adriano (61,96), que perdurava na competição desde 1988.
“Queria bater meu recorde sul-americano (64,21), mas acabei errando um pouco na parte técnica. Ainda assim, acertei um lançamento. É mais um título brasileiro, vaga para o Pan, Mundial e Olimpíada. Não posso ficar triste, muito pelo contrário”, celebrou a paraibana de 24 anos.