Leis trabalhistas e oportunidades para jovens foi tema no Debate das Dez da Pajeú
Por André Luis
O primeiro emprego, o menor aprendiz, as regras para o mercado de trabalho e a obrigação de empregadores e empregados, foram alguns dos temas tratados no Debate das Dez desta terça-feira (28), com o delegado da Delegacia Regional do Trabalho de Afogados da Ingazeira, Vantuil Araújo e Tiago Bandeira agente de integração da Uniteqi, que explicou como funciona a entidade que trabalha com treinamento de jovens e faz um intermédio com as empresas oferecendo mão de obra para as empresas através de estágios do programa Jovem Aprendiz. Também participou por telefone, Verônica Ribeiro, da Rede de Mulheres Empreendedoras.
Sobre as novas regras da legislação trabalhista, Vantuil disse acreditar que facilitará a contratação de mão de obra. “Não que seja algo muito bom, mas é que isso deixa os patrões mais a vontade para contratar”, disse Vantuil.
Vantuil também explicou que a rescisão de contrato, não passará mais pelas mãos da DRT e nem dos sindicatos, ficando a mercê do patrão e do empregado o acordo que melhor lhe couberem. “A gente ainda não sentiu ainda o impacto disso, mas percebe-se que vai caminhar neste sentido”, disse o delegado do trabalho.
Vantuil também disse que há muita informalidade no município e que isso se dá pelo fato de que a classe patronal teme a contratação por medo dos encargos sociais, “porém, voltando evidentemente atrás, eu vejo que a única vantagem dessa reforma trabalhista é esta que já citei a flexibilização na contratação do empregado. Contudo não estou fechando relatório, mas não vejo essa reforma como algo tão benéfica ao trabalhador”, disse vantuil.
Tiago explicou que a Uniteqi chegou à Afogados da Ingazeira, através de uma parceria com a prefeitura que entrou em contato com a empresa quando soube que na matriz em Recife se dava o treinamento aos jovens através de cursos técnicos, profissionalizantes e que ainda a empresa encaminhava os jovens para o mercado de trabalho.
“Sabendo disso ele (José Patriota) abordou dois fatores aqui em Afogados da Ingazeira, um é dar qualificação aos jovens, dar treinamento através de cursos de recepcionista, atendimento ao cliente, qualidade no atendimento, técnicas pra vender, digitação profissional, informática e inglês e o outro com relação a questão da falta de oportunidade desses jovens no mercado de trabalho”, disse Tiago.
Tiago também disse que muitas vezes como foi citado pelo delegado do trabalho Vantuil, as empresas sentem um pouco de receio quando estão contratando, porque tem todas as questões burocráticas na hora da contratação e na hora do desligamento, “então isso sempre foi uma dificuldade e como Agente de Integração pra quem não conhece a lei é necessário ter um agente de integração, o jovem pra estagiar e a empresa querendo contratar”, explicou Tiago.
Tiago disse que com base nos três pilares citados, a empresa pode contratar tranquilamente, visto que as horas/aulas que o aluno passa dentro da empresa contabiliza como horas práticas do curso. “o aluno cumpre até 30 horas dentro da empresa e recebe uma ajuda de custo que varia de R$300,00 a R$500,00”, disse Tiago.
Tiago disse que apesar de nova na cidade, funcionando há poucos meses, a Uniteqi já conta com cerca de 320 alunos treinados e alguns já encaminhados para o mercado de trabalho.
Tiago informou que a idade mínima para iniciar um treinamento na Uniteqi é a partir dos 12 anos e que não existe idade máxima, mas destacou que para o encaminhamento para o estágio é de 14 a 24 anos, como pede a lei do Menor Aprendiz.
Tiago explicou ainda que o objetivo central da empresa é dar treinamento e qualificação aos jovens e fazer com eles possam preencher os seus currículos, mas que também existe a oportunidade no decorrer das aulas de fazer a seleção e encaminhar os jovens ao mercado de trabalho.
Tiago informou também que o estágio tem duração de 24 meses, sendo que é feita uma avaliação a cada 3 meses e após o vencimento do prazo fica a critério da empresa efetivar ou não o jovem como seu empregado.
Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:
Serviço:
Uniteqi
Endereço: Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. (Em cima do Cartório de Humberto)
Celular/WhatsApp: (87) 9.9616-5365
Tem capacidade para atender 930 alunos com cursos nos períodos da manhã, tarde e noite.
Delegacia Regional do Trabalho
Endereço: R. Manoel Mariano, 56 – Térreo – Centro
Cidade: Afogados da Ingazeira – PE
Tel: (87) 3838-1541
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h