Mais de 6 mil alunos com necessidades especiais terão atendimento diferenciando durante o ANA 2016
IMEP ampliará formas de inclusão, como provas em braile e traduzidas para vídeo libras, por exemplo.
Por André Luis – Com informações do Ministério da Educação
Mais de 2,7 milhões de alunos de toda a rede de ensino fundamental de escolas públicas de todo o Brasil irão passar, até o dia vinte de novembro, pela Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, um exame que busca identificar os níveis de alfabetização e as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas.
Está será a terceira edição da Avaliação e contará com mais formas de inclusão, visto que mais de 6 mil alunos necessitam de algum atendimento especial, (segundo Censo da educação básica). Esses alunos poderão contar com atendimentos especiais como: ambientes apropriados, provas super ampliadas e em braile, além de provas traduzidas para vídeo libras, um novo recurso adotado pelo IMEP, responsável pelo exame. As crianças terão ainda acesso a profissionais especializados como ledores, transcritores e guia interprete de acordo com a deficiência.
Segundo resultados do ANA de 2014 existe um desafio para aumentar a qualidade da educação ofertada, a começar no primeiros anos de escolarização, visto que a alfabetização serve de pilar para que as crianças possam ter uma boa aprendizagem nas etapas seguintes.