Mais vereadores de Caruaru, no Agreste, deixam a penitenciária
Cecílio Pedro (PTB) e Val (DEM) conseguiram pagar fiança e foram soltos.
Outros parlamentares não tiveram o pedido de habeus corpus apreciado.
Outros dois vereadores presos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que aguardavam uma decisão do Tribunal de Justiça (TJPE), deixaram a unidade prisional na noite desta quarta-feira (25). Cecílio Pedro (PTB) e Val (DEM) saíram da penitenciária por volta das 19h15, acompanhados de advogados e de familiares.
No início da tarde, o advogado dos parlamentares, Maviael Peixoto, informou ao G1 que só estava esperando a autorização do juiz plantonista para que o recolhimento da fiança fosse feito. Segundo ele, o pedido de habeas corpus dos políticos foi aceito na terça-feira (24) pelo desembargador, mas eles não saíram da penitenciária porque não tiveram como pagar a fiança de R$ 50 mil cada, por porte ilegal de armas.
O vereador Val (DEM) falou com a imprensa na saída da unidade. “Não sabemos muito o que realmente está acontecendo, mas vamos fazer uma coletiva e explicar tudo a imprensa e a Caruaru”, disse.
De acordo com o advogado Saulo Amazonas, representante de Eduardo Cantarelli (SDD), o vereador não deve ser solto nesta quarta como era esperado. “O plantão do Tribunal terminou às 17h, então não houve tempo hábil para que o desembargador apreciasse o pedido de habeas corpus. Agora aguardamos que essa decisão saia amanhã”, disse.
Segundo a advogada do vereador Jadiel Nascimento (PROS), Maria Helena dos Santos, o vereador também deve ficar na penitenciária. Ela informou que ele teve o pedido de soltura declinado, ou seja, o responsável por julgar preferiu repassar a decisão para outro desembargador.
O G1 também entrou em contato com o plantão do TJPE, que informou que, como o processo corre em segredo de justiça, nada pode ser repassado à imprensa.
Do G1