Major Marcos Barreto fala sobre a segurança nas eleições e a polêmica da Lei Seca
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu que não baixará, este ano, uma portaria para proibir a comercialização e consumo de bebida alcoólica durante a eleição, cujo primeiro turno acontece no próximo dia 5 de outubro.
De acordo com a assessoria do tribunal, caso alguém chegue a um local de votação alcoolizado, os responsáveis pelas seções eleitorais deverão orientar o eleitor, informando que ele só poderá votar quando estiver sóbrio.
A decisão foi tomada após reunião do TRE-PE com a Secretaria de Defesa Social. A medida deverá ser aplicada no segundo turno, se houver. Porém, caso as autoridades observem algum tipo de comportamento que exija a aplicação da lei seca, o tribunal poderá baixar uma nova portaria, proibindo a venda de bebida alcoólica na segunda etapa da eleição.
Alguns juízes isoladamente estão tomando a decisão de baixarem portarias proibindo a venda do álcool.
No Sertão do Pajeú, apenas em Arcoverde o Juiz Eleitoral, Drauternani Melo Pantaleão decretou a Lei Seca no município das 5 às 18 horas no dia 5 de outubro.
Hoje (02) nos estúdios da Pajeú o Comandante do 23º BPM, Major Marcos Barreto, falou sobre esta questão. Também falou como será a segurança durante as eleições e deu orientações como os eleitores devem agir para evitarem cometer delitos.
Ouça abaixo a íntegra do debate:
Assista nos vídeos abaixo alguns trechos do debate: