Médico da Família fala da importância da prevenção do câncer de próstata
No Brasil o câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Mas mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento.
Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.
No Debate das Dez da Rádio Pajeú FM 104,9, desta segunda-feira (12), o médico da família, Dr. Luiz Ribeiro e a supervisora da Atenção Básica de Afogados da Ingazeira, a enfermeira Renata Alves, falaram sobre o Novembro Azul. Um movimento dedicado para a saúde do homem, principalmente à prevenção do câncer de próstata.
Dr. Luiz fez questão de destacar a importância da educação popular para promover a saúde, e o quanto é importante levar a informação ao máximo de pessoas possíveis. Lembrou que o Novembro Azul é muito importante, principalmente pelo fato de que culturalmente os homens não tem muito o hábito de se cuidar. “E isso não se restringe ao Nordeste, transpassa as fronteiras do Brasil”, lembrou.
Por esse fator que dr. Luiz considerada o Novembro Azul de suma importância, pois a campanha serve para chamar a atenção da importância do homem em cuidar de sua saúde. Ouça a íntegra do debate de hoje: