‘Minha única tarefa é apoiar Francisco’, diz Bento XVI em carta

Correspondência para teólogo suíço é datadade 24 de janeiro.

Papa Emérito afirma ter ‘identidade de pontos de vista’ com seu sucessor.

O Papa Emérito Bento XVI disse, em uma carta ao teólogo suíço Hans Küng, que sua única tarefa “é apoiar com orações o pontificado de Francisco”, com quem compartilha “uma grande identidade de pontos de vista”.
Küng é uma das figuras mais progressistas da Igreja Católica e foi colega do então professor Joseph Ratzinger na Universidade de Tubingen, na Alemanha. Ele foi um dos maiores críticos do pontificado de Bento XVI.
O padre e teólogo suíço mostrou nesta segunda-feira ao jornal “La Repubblica” a carta que recebeu do Papa alemão, com data de 24 de janeiro.
“O Papa Emérito escreveu para mim, eterno rebelde, uma mensagem afetuosa em que promete apoiar Francisco, esperançoso de que ele tenha sucesso”, afirmou o teólogo ao jornal italiano.

Bento XVI, que surpreendeu o mundo ao renunciar ao papado no dia 11 de fevereiro de 2013, também informou que mantém “uma amizade de coração” com seu sucessor.

“São palavras belas”, disse o suíço, que criticou Bento XVI no passado por suas posições conservadoras.

Desde a renúncia de Bento XVI, Küng tem convocado a Igreja a aproveitar a oportunidade história de mudança que tem se apresentado.

“É importante que o movimento pela reforma interna da Igreja seja apoiado pela base, mais do que é hoje em dia, e mais do que é apoiado pela Igreja oficial”, explicou.

“É excelente registrar uma mudança na direção do Concílio Vaticano II”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *