Ministério da Saúde atualiza o novo protocolo de tratamento da Doença de Parkinson no SUS

Depois de 7 anos, o Ministério da Saúde atualiza os critérios para o tratamento da Doença de Parkinson na rede pública com a inclusão do medicamento rasagilina 1 mg. 

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicado pelo Ministério da Saúde1, traz recomendações atualizadas sobre as terapias medicamentosas e complementares para o melhor cuidado dos pacientes com  Doença de Parkinson. Além das indicações medicamentosas e critérios técnicos para o diagnóstico, o novo PCDT destaca a importância da assistência integral ao abordar temas como: a capacidade de diagnóstico, como e quando iniciar a terapia.

As recomendações, contidas neste Protocolo, inovam com a inclusão do medicamento  mesilato de rasagilina 1mg que auxilia no aumento e manutenção de níveis de dopamina no cérebro, substância química envolvida no controle do movimento, minimizando com isso os sintomas da doença. O mesilato de rasagilina é um medicamento da classe dos inibidores da MAO-B, que pode ser administrado uma vez ao dia, e que pode contribuir para melhora do grau de aderência ao tratamento dos pacientes com Doença de Parkinson avançada2.

A rasagilina ainda apresenta benefício, com nível A de evidência, em estágios mais avançados da DP, reduzindo o período off em associação à L-dopa, de acordo com as recomendações do Departamento de Distúrbios do Movimento da ABN (Academia Brasileira de Neurologia)  para o tratamento da Doença de Parkinson3,4.

“A atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Parkinson  é uma grande conquista para os brasileiros que hoje sofrem com a doença pois contribuirá para melhores condições de acesso e  ao tratamento com o apoio da melhor tecnologia disponível”, afirma a diretora de marketing da Teva Brasil, Cristiane Giordano.

Após a publicação deste documento no dia 16 de Novembro, o Ministério da Saúde terá agora 180 dias de prazo para disponibilizar o novo medicamento para os pacientes acometidos por esta grave e impactante doença.

Confira o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Parkinson aqui  http://conitec.gov.br/images/Protocolos/DDT/PCDT_Doen%C3%A7a_de_Parkinson_31_10_2017.pdf

Sobre o PCDT

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ( PCDT)  são documentos que visam garantir o melhor cuidado de saúde possível diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no Sistema Único de Saúde. Podem ser utilizados como material educativo dirigido a profissionais de saúde, como auxílio administrativo aos gestores, como parâmetro de boas práticas assistenciais e como documento de garantia de direitos aos usuários do SUS.

Doença de Parkinson 

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico que afeta o sistema motor causando tremores, rigidez, lentidão nos movimentos e alterações de equilíbrio. De caráter progressivo, crônico e degenerativo, a doença pode estar ainda associada a sintomas como alucinações e confusão, além de problemas no trato urinário e intestinal5. De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde, cerca de 200 mil pessoas sofrem com a doença no Brasil6.

Sobre a Teva

A Teva é uma das maiores empresas globais no setor farmacêutico e oferece soluções com alta qualidade voltadas para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Com sede em Israel, a Teva é o maior produtor de medicamentos genéricos do mundo, valendo-se de um portfólio com mais de 1.800 moléculas para produzir uma ampla gama de produtos genéricos para quase todas as áreas terapêuticas. Além disso, a Teva tem uma posição de liderança mundial em tratamentos inovadores para doenças do sistema nervoso central, incluindo a dor, bem como um forte portfólio de produtos para a área respiratória. A divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Teva integra medicamentos genéricos e de marca, criando novas formas de abordagem para as diferentes necessidades dos pacientes combinando o desenvolvimento de novas drogas com dispositivos, serviços e tecnologias. No Brasil desde 2006, a empresa oferece produtos para Saúde Feminina, Oncologia, Respiratória, Neurologia, Hematologia e Infectologia. A receita líquida global da Teva totalizou US$ 21,9 bilhões em 2016.

Fontes:

  1. http://conitec.gov.br/images/Protocolos/DDT/PCDT_Doen%C3%A7a_de_Parkinson_31_10_2017.pdf
  2. Bula Azilect®
  3. Rascol O, et al. For the LARGO study group. Rasagiline as an adjunct to levodopa in patients with Parkinson’s disease and motor fluctuations (LARGO, Lastingeffect in Adjunct therapy with Rasagiline Given Once daily, study): a randomised, double-blind, parallel-group trial. Lancet 2005; 365:947-54.
  4. Parkinson study group. A randomized placebo-controlled trial of rasagiline in levodopa-treated    patients with Parkinson disease and motor fluctuations: the PRESTO study. Arch Neurol 2005;62(2):241 8.
  5. Academia Brasileira de Neurologia (ABNEURO) – http://abneuro.org.br/clippings/detalhes/150/conheca-os-sintomas-do-mal-de-parkinson. Acessado em 27/03/2017.
  6. Portal Brasil – http://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/conheca-os-sintomas-do-mal-de-parkinson. Acessado em 27/03/2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *