Na Pajeú, Itamar França e Zé Negão falam sobre os rumos da oposição em Afogados

Por André Luis

Hoje no Debate das Dez da Pajeú, o pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira Itamar França (PRP) e o vereador José Edson, o Zé Negão (PTB), falaram sobre os rumos da oposição nas próximas eleições municipais este ano.

Mais cedo também em entrevista a Pajeú, o vereador Vicentinho, falou da sua decisão de tirar o nome da disputa ao executivo afogadense. Ele explicou que ao final das discussões, restaram o nome dele (Vicentinho) e o do petista Emídio Vasconcelos, o que segundo ele deu início aos problemas. Vicetinho queria que fosse feita uma pesquisa e disse que tentaram demovê-lo da ideia.

Itamar disse que Afogados aguarda melhores dias e que se sente a necessidade do surgimento de novos nomes como novas opções, visto que o processo está se afunilando com a chegada das eleições municipais. Itamar disse ainda que foi feita uma análise dos quadros e diante da situação das coligações proporcionais, foi feito um estudo de todo cenário.

Estamos vendo alguns nomes se colocando como pré-candidatos, como foi o caso de Vicentinho e do Emídio, surgiram outros nomes antes, como foi a Antonieta Guimarães e a gente viu que estão se afunilando, alguns que estão de fato dando essa continuidade como é o caso do Emídio que já mantêm o nome como pré-candidato e a gente sentiu essa necessidade também de se inserir nesse contexto e ir para essa disputa eleitoral, visto que a gente se sente hoje preparado e com esse perfil de comandar os destinos de Afogados”, disse Itamar.

Itamar não fechou as portas para futuras discussões, mas afirmou que está disposto a levar a candidatura até o final. Segundo ele esse desejo é motivado pelo fato de que a população possa ouvir novas propostas, novos nomes e novas lideranças apresentarem as suas propostas.

Eu acredito que a gente vai ter em torno de três ou quatro candidatos e a gente está inserido nesse contexto, pra mostrar à Afogados da Ingazeira que é necessário essa renovação, dar esta oportunidade a novas lideranças. A gente tem visto várias deficiências, seja na área da saúde, seja na questão da infraestrutura, ou na questão do emprego e isso a gente fica de certa forma chocado com a situação em que eu vejo tantas mães e pais de família sentindo a necessidade de seus filhos estarem próximos, mas por conta da falta da oportunidade e da geração de emprego e renda no nosso município, são obrigados a deixarem a sua cidade, isso dói, isso machuca o coração da gente”, disse Itamar.

Zé Negão disse que a oposição vem se reunindo a poucos dias e isso porque deixaram as coisas se encaminhando e foram ficando no aguardo de começar as discussões. “Até porque Itamar sempre fez parte das oposições, ele nunca deixou o grupo e por último agora decidiu colocar o nome dele, na hora em que estava para ser decidido entre o nome de Vicentinho e Emídio, nós já tínhamos tido três ou quatro reuniões e eu era um pré-candidato, mas retirei meu nome para ajudar na escolha dos candidatos, mas em toda reunião que eu participei mostrei o que era melhor para Afogados”, disse Zé.

Zé disse ainda que é a favor de uma pesquisa para que o povo decida qual seria o melhor nome da oposição. “Em todo lugar que você passa é o povo cobrando qual vai ser o nome da oposição e dizendo que se não tiver nome nenhum vão votar em branco, só não votam no prefeito que está ai. Isso vem aumentando mais ainda, depois desse golpe que teve contra a presidente Dilma”, afirmou Zé.

Sobre o fato de parecer já estar resolvido o nome de Emídio como pré-candidato, Zé Negão disse não saber, pois defende a pesquisa e disse inclusive que o próprio Emídio sabe disso, “o que devemos fazer é sentar, dialogar, ouvir a população através de uma pesquisa e tirar o nome para ir pra rua pra disputar a eleição com chances, agora como? Unidos e pensando no que é melhor para Afogados da Ingazeira, não se pode tomar uma decisão dizendo, eu sou candidato e vou ser de qualquer jeito, não existe, não há encaminhamento melhor do que a pesquisa”.

Zé disse ainda que só recoloca seu nome para a disputa se estiver bem avaliado e com o grupo unido em torno dele.

Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *